Topo

Federer vira em Dubai e mantém vantagem sobre Djokovic no confronto direto

Do UOL, em São Paulo

28/02/2014 14h04

Roger Federer conseguiu uma virada sobre Novak Djokovic, nesta sexta-feira, parar chegar à decisão do Torneio de Dubai. Após perder o primeiro set, o suíço conseguiu fechar o jogo por 2 a 1, com parciais de 3-6, 6-3 e 6-2. Com isso, ele mantém sua vantagem no confronto direto com o sérvio: são 17 vitórias contra 15 derrotas (Djoko empataria caso triunfasse).

Esta é a segunda final de Federer no ano. Ele também decidiu o título em Brisbane, no início do ano, quando foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt. Depois disso, perdeu na semifinal do Aberto da Austrália para Rafael Nadal.

A vitória do atual número 8 do mundo serviu ainda para encerrar uma sequência positiva de três jogos do rival. Federer não vencia Djokovic desde 2012.

“Havia algo de diferente hoje. Tive a chance de aproveitar a mim mesmo completamente em quadra”, disse Federer na coletiva após o jogo. “É um grande passo na direção certa para mim, me dá muita confiança”, completou o suíço.

Esta foi a primeira vez na carreira que o suíço conseguiu vencer uma partida diante de Djokovic após ter perdido o primeiro set.

A única falha de Federer no primeiro set aconteceu logo no início do jogo. Com o saque em mãos, ele foi quebrado no game inicial e depois não conseguiu reverter a desvantagem. Djokovic, por outro lado, aproveitou a única chance que teve e terminou vencendo por 6 a 3.

No segundo set, o suíço mostrou regularidade e conseguiu uma quebra no sexto game para igualar a partida e devolver o mesmo placar de 6 a 3.

Embalado, Federer conseguiu quebrar o saque do adversário duas vezes, fechando o jogo por 2 a 1, com 6 a 2 no set decisivo.

Na final, o atual número 8 do mundo enfrentará o tcheco Tomas Berdych, que venceu o alemão Philipp Kohlschreiber na outra semifinal. O duelo decisivo acontece neste sábado e Federer busca o seu sexto título em Dubai. Ele é o maior vencedor do torneio.

VEJA OS NÚMEROS DA PARTIDA

  • Aces: Djokovic 5 x 7 Federer

    Aprov. no 1° serviço: Djokovic 61% x 59% Federer

    Duplas Faltas: Djokovic 2 x 0 Federer

    Total de pontos ganhos: Djokovic 79 x 84 Federer

    Quebras de serviço: Djokovic 1 x 3 Federer