Topo

O n° 1 é Nadal, mas é Djokovic quem atua como melhor do mundo e leva Miami

Do UOL, em São Paulo

30/03/2014 17h06

O ranking da ATP mostra: o número um é Rafael Nadal. Mas, neste domingo, quem jogou tênis digno de melhor do mundo foi Novak Djokovic. Com golpes precisos e praticamente sem erros, o sérvio venceu a decisão do Masters 1000 de Miami: 6-3 e 6-3.

Foi a 20ª decisão entre ambos, e Djokovic aumentou a diferença de conquistas para Nadal no confronto direto: 11 a 9. No confronto geral, ele se aproximou do espanhol: são 40 jogos, com 22 triunfos de Nadal e 18 de Djokovic.

Em Masters 1000, Djoko passa a liderar o confronto em finais: 6 a 5. E o título nos EUA coroa uma impressionante sequência em torneios do segundo principal escalão da ATP. O sérvio conquistou os últimos quatro (Paris e Xangai em 2013, e Indian Wells e Miami em 2014), com 20 vitórias seguidas.

Para alcançar tal marca, Djokovic mostrou seu melhor tênis em 2014. Melhor até do que na decisão de Indian Wells, contra Roger Federer, há duas semanas.

O detalhe é que, olhando as estatísticas da decisão, o fã não perceberá nenhum número que impressione. Foi o típico jogo em que o que é mostrado na quadra é que decide: a qualidade tanto no forehand como no backhand, a falta de erros e o mais surpreendente: Djokovic abusou do jogo de trocas de bola no fundo de quadra, especialidade de Nadal. E deu muito certo.

Abaixo, confira os momentos-chave da decisão.É o 18° título de Djoko em Masters 1000 - o quarto em Miami. Nadal ainda é o recordista, com 26.

Federer em miami -  -
Torcedor levou máscara gigante de Roger Federer para a final entre Djokovic e Nadal. Como brincou a Tennis TV em seu Twitter, "às vezes Federer precisa assistir a uma final do lado de fora".