Topo

Chinesa Na Li, campeã do Aberto da Austrália 2014, anuncia adeus às quadras

Tenista se aposenta com dois títulos de Grand Slam e quatro cirurgias nos joelhos - AP Photo/Aaron Favila
Tenista se aposenta com dois títulos de Grand Slam e quatro cirurgias nos joelhos Imagem: AP Photo/Aaron Favila

Do UOL, em São Paulo

19/09/2014 08h04

A tenista chinesa Na Li anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria do tênis profissional. Aos 32 anos, Li – campeã de Roland Garros em 2011 e do Aberto da Austrália de 2014 – culpou as lesões no joelho direito pela decisão de dar adeus às quadras.

A agora ex-tenista, que chegou à vice-liderança do ranking da WTA em fevereiro deste ano, divulgou uma carta nas redes sociais para comunicar sua decisão. De quebra, ainda agradeceu ao apoio recebido ao longo de 15 anos de carreira.

“Representar a China na quadra de tênis foi um privilégio extraordinário e uma verdadeira honra. Ter a oportunidade única de efetivamente trazer mais atenção ao tênis na China e em toda a Ásia é algo que eu celebrarei para sempre. Mas no esporte, assim como na vida, todas as grandes coisas precisam chegar ao fim”, escreveu.

No texto, Na Li fez um balanço positivo da temporada 2014, “um dos anos mais significantes da minha carreira e da minha vida”. A chinesa destacou seu segundo título de Grand Slam como um ponto alto, mas lembrou “momentos difíceis”, como a decisão de parar.

“O momento incrível na Austrália foi cheio de alegria, felicidade e um extraordinário senso de dever cumprido. A tarefa de finalmente pendurar a raquete é um pouco mais complicada do que vencer sete partidas seguidas no calor australiano. Foram meses de agonia até chegar à decisão: minhas crônicas lesões não me permitirão ser novamente a tenista que posso ser. Deixar o esporte, com efeito imediato, é a decisão correta para mim e para minha família”, afirmou.

Os problemas no joelho direito levaram Na Li a se submeter a três cirurgias, além de centenas de injeções contra as dores. Em julho deste ano, foi a vez de o joelho esquerdo ser operado. No segundo semestre, a chinesa explicou não ter conseguido manter o ritmo nos treinamentos.

“Um dos meus objetivo era me recuperar o mais rápido possível para o primeiro torneio WTA em minha cidade-natal, Wuhan (21 a 27 de setembro). Por mais que eu tenha tentado estar 100%, meu corpo me dizia que, aos 32, eu não estava apta a competir no mais alto nível de novo. O esporte é muito competitivo, muito bom, para não se estar 100%”, lamentou.

Na carta divulgada, Na Li diz tomar sua decisão “em paz” e “sem arrependimentos”, lembrando ter sido muito questionada no início da carreira. Agora, ela diz que se dedicará a projetos na própria modalidade, como uma academia de formação de jovens tenistas e uma organização dedicada a ajudar crianças de baixa renda a praticar esportes, além de dedicar mais tempo aos familiares. “Não tive o luxo de passar tempo com eles enquanto jogava.”

Por fim, Na Li agradeceu à mãe, ao pai (que faleceu quando ela ainda era adolescente), o marido Jiang Shan, os primeiros técnicos, a Associação Chinesa de Tênis, o Departamento de Esportes da província de Hubei, os patrocinadores, os parentes, os amigos, as tenistas, os fãs e a WTA, entre outros personagens que atuaram em sua carreira.