Topo

Mulher polêmica de Federer decide roupa, corte de cabelo e agenda do marido

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 15h00

Ela não é "apenas" uma torcedora fervorosa, uma mãe dedicada e uma mulher sempre presente. Para Roger Federer, Mirka Vavrinek representa muito mais. A ex-tenista começou como relações públicas do suíço, mas aos poucos se tornou parte fundamental de sua vitoriosa carreira. As decisões mais importantes passam por ela, da aparência à presença em jogos. Na semana passada, ela ainda se tornou alvo de polêmica.

Mirka participa de praticamente de tudo na carreira de Federer. É ela, por exemplo, quem o ajuda a escolher as roupas que usa, dentro e fora das quadras. Como é um dos principais nomes da Nike e conta com uma linha personalizada, ele recorre à mulher ao avaliar os próximos produtos.

Segundo pessoas próximas a Federer ouvidas pelo Daily Mail, Mirka aconselha o marido até no corte de cabelo. A agenda dele também entra em discussão. Em maio deste ano, logo após o nascimento dos gêmeos Leo e Lenny (eles tiveram duas gêmeas em 2009, Charlene e Myla), o suíço não sabia quando deveria voltar às quadras. Sua mulher, então, o mandou ir disputar o Masters de Roma.

“Minha família disse que eu deveria vir correndo e jogar aqui [em Roma]. Eu respondi: ‘bom, se vocês não me querem por perto, vou embora jogar”, contou o tenista, esbanjando bom humor.

Tamanha confiança em Mirka não é à toa. Quando eles se conheceram, em 2000, Federer ainda não havia conquistado nenhum título profissional. A eslovaca, então com 22 anos, estava entre as cem melhores do mundo (chegou a ser a 76ª do ranking) e logo abandonaria as quadras devido a uma lesão.

Desde então, tudo o que ela fez foi dar suporte a Federer. Os 83 títulos que fizeram dele uma lenda do tênis tiveram alguma participação da mulher. O suíço não só reconhece esse apoio fundamental como tem um trato com Mirka assim que encerrar a carreira.

“Algumas coisas você só vive uma vez na vida. Minha hora ainda está chegando, depois do tênis. Nós já conversamos sobre isso”, contou ela à revista Schweizer Illustrierte, creditando tamanha compreensão ao fato de também ter sido profissional do tênis. “Nenhuma outra mulher aguentaria tanto tênis, por isso as coisas funcionam tão bem entre nós”.

Há alguns dias, Mirka virou manchete por supostamente ter chamado o suíço Stanislas Wawrinka, companheiro de Federer na inédita conquista da Copa Davis, de "bebê chorão" durante partida contra seu marido. Além de companheira, ela também é competitiva ao extremo. E foi assim que ajudou o suíço a se tornar uma lenda do esporte.