Topo

Nadal amplia lista de superações com vitória dramática na Austrália

Do UOL, em São Paulo

21/01/2015 16h00

Superar dores e não desistir no meio de uma competição é algo natural para os atletas de alto rendimento. Rafael Nadal, porém, parece levar essa rotina ao extremo. Nesta quarta-feira (21) o espanhol deu nova mostra de superação e saiu com a vitória no Aberto da Austrália mesmo acometido de tonturas e mal estar.

Foi mais um episódio de persistência do número 3 do mundo, que já agravou lesões e até adiou uma cirurgia de apendicite para não deixar de disputar uma competição. O UOL Esporte listou alguns dos episódios em que Nadal precisou superar dificuldades físicas para seguir adiante – nem sempre com bons resultados.

Apendicite no fim de 2014

04.nov.2014 - Rafael Nadal deixa hospital em Barcelona após se submeter a uma cirurgia para tratamento de apendicite - REUTERS/Gustau Nacarino  - REUTERS/Gustau Nacarino
Imagem: REUTERS/Gustau Nacarino
Nadal sofreu com uma apendicite no fim de 2014, mas adiou sua cirurgia para não perder os últimos torneios do ano. Mesmo abalado fisicamente, disputou o Masters 1000 de Xangai e o Torneio da Basileia à base de antibióticos, caindo precocemente em ambos. Tentou arrastar o problema até as Finais da ATP, mas não resistiu e ficou de fora da competição devido à operação.

Bolha no Aberto da Austrália de 2014
22.jan.2014 - Rafael Nadal recebe atendimento médico para fazer curativo em bolha da mão esquerda - REUTERS/David Gray - REUTERS/David Gray
Imagem: REUTERS/David Gray
O espanhol também precisou se superar no Aberto da Austrália de 2014. Jogou todo o torneio com uma enorme bolha na mão, que ficava ‘em carne viva’ durante as partidas e obrigava o tenista a receber atendimento médico. Ainda assim chegou às semifinais, com direito a uma vitória sobre Roger Federer. Na decisão, foi derrotado por Stan Wawrinka.

Cãibras em coletiva no Aberto dos EUA de 2011
O esforço da partida contra David Nalbandian, na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2011, fez com que Nadal passasse por uma cena incomum: o espanhol sentiu cãibras durante entrevista coletiva, começou a se contorcer e precisou deitar-se no chão para receber atendimento médico.

Abdômen 'rompido' no Aberto dos EUA de 2009
Rafael Nadal devolve bola durante sua vitória contra Juan Martín Del Potro - Darron Cummings/AP - Darron Cummings/AP
Imagem: Darron Cummings/AP
Em 2009, Nadal se recusou a desistir do Aberto dos Estados Unidos apesar de uma lesão muscular no abdômen. O duelo contra Juan Martín del Potro na semifinal agravou a ruptura que sofria no local (passou de seis para 26 milímetros) e acabou derrotado. Meses mais tarde, revelou ter sido um "milagre" ter conseguido disputar o Slam.

Mal estar no Aberto da Austrália de 2015
Rafael Nadal passou mal e precisou de atendimento médico na partida contra Tim Smyczek  - REUTERS/Carlos Barria - REUTERS/Carlos Barria
Imagem: REUTERS/Carlos Barria
Nadal passou mal durante a partida contra Tim Smyczek pela segunda rodada do Aberto da Austrália de 2015. Com tontura, enjoo e desidratação, o espanhol solicitou atendimento médico e foi medicado em quadra. Mesmo sem condições, resistiu e chegou à vitória após 4h11 de partida.