Topo

Murray supera Raonic e faz final contra Djokovic na Austrália pela 4ª vez

Britânico chegou à quinta final do Aberto da Austrália. Perdeu as quatro primeiras - Paul Crock/AFP Photo
Britânico chegou à quinta final do Aberto da Austrália. Perdeu as quatro primeiras Imagem: Paul Crock/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 10h47

O Aberto da Austrália terá novamente uma final entre Novak Djokovic e Andy Murray na chave de simples masculina. Nesta sexta-feira, o britânico garantiu sua vaga para a decisão de 2016 ao derrotar o canadense Milos Raonic por 3 sets a 2 nas semifinais, com parciais de 4/6, 7/5, 6/7 (7-4), 6/4 e 6/2.

A final será a quarta entre Djokovic e Murray desde 2011 na Austrália. Nas três primeiras (2011, 2013 e 2015), o sérvio levou a melhor em todas. Djokovic ainda conquistou os títulos de 2008 (contra Jo-Wilfried Tsonga) e 2012 (contra Rafael Nadal), enquanto Murray perdeu a taça de 2010 (para Roger Federer).

A vitória desta sexta-feira ainda serviu para desempatar o confronto entre os dois tenistas. Até a semifinal do Aberto da Austrália, Murray havia vencido três confrontos contra Raonic, que também havia vencido o adversário três vezes. Curiosamente, os dois ainda contam com um WO a seu favor diante do adversário.

Nos duelos entre Murray e Djokovic, entretanto, o tenista balcânico tem ampla vantagem. São 30 confrontos entre eles até, com 21 vitórias de Djokovic. Desde 2014, foram 11 jogos entre eles, com uma vitória do britânico.

O jogo

O primeiro set do jogo foi decidido prematuramente, graças a uma quebra de saque sofrida por Murray logo no primeiro game. Raonic abriu 2/0, e precisou apenas manter o ritmo para fechar a parcial com 6/4, após 36 minutos em quadra. Em desvantagem, o britânico se irritou em quadra e reclamou sozinho mais de uma vez.

Mesmo assim, a torcida de Murray seguia empolgada – nas arquibancadas da Rod Laver Arena, quatro torcedores ‘vestindo’ o nome do tenista cantavam entre um game e outro. O incômodo do escocês, entretanto, não diminuiu, a ponto de discutir em tom nada amistoso com o árbitro em um desafio no terceiro game do segundo set.

Murray discute com arbitragem durante segundo set da semifinal - Paul Crock/AFP Photo - Paul Crock/AFP Photo
Murray discute com arbitragem durante segundo set da semifinal
Imagem: Paul Crock/AFP Photo

No 11º game da parcial, com o placar indicando 5/5, Murray levantou a torcida ao forçar um erro de Raonic – o canadense subiu à rede, mas errou a devolução em uma deixadinha do escocês. Porém, foi só no game seguinte que o britânico conquistou sua primeira quebra (no set e no jogo), fazendo 7/5 em 57 minutos e empatando a partida em 1 set a 1.

Entretanto, a falta de quebras se manteve no terceiro set, e a parcial foi para o tie-break. Melhor para Raonic, que venceu por 7/6 (7-4). E nem mesmo a torcida dos tenistas da casa por 'Muzza' Murray parecia ajudar até então.

No quarto set, foi Raonic quem se desentendeu com a arbitragem, discutindo durante o quinto game diante de uma bola fora de Murray que foi dada como dentro. "Eu tenho que jogar contra ele, não contra você. Faça a droga do seu trabalho", reclamou o canadense diante do desafio no replay.

Irregular a partir daí, Raonic acabou sofrendo uma quebra no sétimo game, quando Murray fez 4/3. O escocês ainda se salvou da quebra no décimo game e empatou o jogo com 6/4 na parcial.

No quinto set, o equilíbrio das parciais anteriores passou longe. Murray quebrou o rival no primeiro e no terceiro games, abrindo 4/0. Abatido, o canadense ainda evitou uma quebra no quinto game e diminuiu para 4/1, mas o escocês precisou apenas conduzir o jogo para fechar a parcial em 6/2.