! Guga sucumbe diante de novato, leva virada e é eliminado no Sauípe - 21/02/2006 - UOL Esporte - Tênis
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  21/02/2006 - 18h45
Guga sucumbe diante de novato, leva virada e é eliminado no Sauípe

Marcos Pereira
Enviado especial do UOL
Na Costa do Sauípe (BA)

Gustavo Kuerten teve participação mais rápida do que idealizava no Aberto do Brasil. O tenista catarinense, ex-líder do ranking mundial e bicampeão do torneio que acontece na Costa do Sauípe (BA), foi eliminado, nesta segunda-feira, pelo seu compatriota André Ghem, que ocupa apenas a 311ª colocação na lista da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).

EFE
Guga não agüentou trocar bolas com André Ghem, 23, que fez seu 1º jogo de ATP
Mostrando falta de mobilidade e sem agüentar o ritmo de trocas de bola do adversário, que disputou seu primeiro jogo em um torneio de primeira linha, Guga teve atuação ruim, não impôs o jogo natural de um tricampeão de Roland Garros e foi derrotado por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 3-6, 6-3 e 6-4.

Essa foi a segunda derrota do tenista catarinense em uma estréia no Aberto do Brasil. Em 2001, ele também caiu no primeiro jogo ao perder para Flávio Saretta. Nos anos seguintes, em compensação, ganhou dois títulos (2002 e 2004) e foi uma vez às semifinais (2003).

"Estou muito feliz, mas um pouco chateado pois derrotei não apenas um adversário, mas um ídolo, alguém em quem eu sempre me espelhei", contou Ghem, que recebeu convite dos organizadores para integrar a chave principal.

Do outro lado, Guga se mostrava decepcionado com o resultado ruim logo no início da temporada. "Joguei bem abaixo do que estava treinando", disse o catarinense, acreditando que a mudança de estratégia do rival a partir do segundo set foi o que motivou seu fracasso.

TREINO É TREINO...

Gustavo Kuerten conheceu, nesta terça-feira, um dos ditados mais repetidos no futebol, que diz que treino e jogo são situações completamente distintas. Depois de perder para seu compatriota André Ghem e ser eliminado do Aberto do Brasil, o tenista catarinense afirmou que não jogou da forma como vinha treinando. "Foi difícil não corresponder às expectativas que tinha criado, já que estava bem nos treinamentos", disse Guga, que também culpou a falta de ritmo por perder alguns pontos importantes. Leia mais
Essa foi também a primeira partida de Guga na temporada 2006. O tenista catarinense tinha retorno marcado para o Torneio de Viña del Mar, no fim de janeiro, mas teve de abandonar por causa de uma contusão no tornozelo direito. Posteriormente, ainda ficou fora do Torneio de Buenos Aires.

Apesar de dizer, desde que chegou à Bahia, que estava bem preparado para o torneio, Guga sentiu bastante dificuldade a partir do segundo set. Foi nesse momento que Ghem, de 23 anos de idade, parou de arriscar e adotou a estratégia de apenas colocar a bola em jogo.

Sem contar com os erros de Ghem, Guga teve de partir para o ataque, mas se mostrou vulnerável quando tinha de correr para os lados. Além disso, o catarinense tinha dificuldade para devolver o forte saque do adversário.

O primeiro set foi marcado por uma "avalanche" de erros de ambos os lados. No quarto game, Ghem não conseguiu encaixar o primeiro saque e cedeu dois break points. Depois de salvá-los, cedeu mais duas chances e, na segunda, cometeu erro não-forçado.

O jogo, que foi de baixo nível técnico e que levou pouca emoção aos torcedores que não lotaram nem metade da quadra central, teve sua primeira longa troca de bola apenas no sétimo game. E Guga se saiu melhor, fazendo o adversário correr para os dois lados.

Então, o catarinense teve tranqüilidade para sair na frente. No nono game, teve boa eficiência em seu saque e abriu vantagem de 40-0. No primeiro set point, perdeu a chance após devolução de "winner" de Ghem, mas fechou na segunda após erro do rival.

No segundo set, Ghem trocou a cor da camisa e também de estratégia. Colocou mais as bolas em jogo, forçando mais trocas de bola. E ganhou a recompensa ao ter o primeiro break point no quarto game após acertar uma passada em paralela. Guga, entretanto, o salvou com um bom saque. Ao marcar dois pontos fazendo bom uso do serviço, o catarinense se livrou da quebra.

SAIBRO VIRA VILÃO
A superfície de saibro sempre foi a predileta de Gustavo Kuerten. Foi nela que ele conquistou o tricampeonato de Roland Garros e ganhou 15 dos 20 títulos em sua carreira. Desde que se recuperou da segunda cirurgia no quadril, entretanto, não vem tendo sucesso na terra batida. Ao perder para o gaúcho André Ghem, Guga somou a sexta derrota seguida nesse tipo de piso. O último triunfo foi no Masters Series de Hamburgo, diante do romeno Andrei Pavel. Depois, perdeu na segunda rodada para o espanhol Tommy Robredo. A série teve continuidade em Roland Garros, Stuttgart, Umag e Sopot e foi fechada nesta terça-feira na Costa do Sauípe (BA).
Porém, a quebra de saque não demorou. No sexto game, Guga errou duas bolas e levou um "winner" de devolução, cedendo três break points. Na primeira chance, Ghem aproveitou novo erro do catarinense para fazer 4 a 2. No sétimo game, Guga teve duas chances para dar o troco, mas falhou.

Quando estava para fechar o set, Ghem foi novamente pressionado, mas não chegou a ceder break point. Ele saiu de 0-30, mas marcou três pontos seguidos. Depois, precisou de dois set points para fechar. No ponto decisivo, ele sacou aberto e viu o Guga devolver a bola na rede.

No terceiro set, a situação não foi diferente, com o equilíbrio mantido até o quinto game. No sexto, Guga pressionou o serviço de Ghem, abrindo frente de 0-30. Foi nesse momento que a torcida mais se manifestou. Isso, porém, não tirou a concentração de Ghem, que marcou três pontos seguidos e fechou com um "winner" de direita.

Depois do empate por 4 a 4, Guga voltou a falhar. Com dois erros não-forçados, cedeu dois break points ao adversário, que não menosprezou a oportunidade e quebrou o saque. Em seguida, foi bem com o serviço e obteve dois match points. Na primeira chance, fez Guga subir à rede e viu o catarinense jogar a bola para fora, fechando o jogo em 6-4.

Só para assinantes


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias