Topo

Perto da estreia, Fox Sports ainda não tem espaço na TV fechada e refuta compra do BandSports

Equipe de transmissões e jornalismo da Fox Sports, que estreia no dia 5 de fevereiro - Divulgação
Equipe de transmissões e jornalismo da Fox Sports, que estreia no dia 5 de fevereiro Imagem: Divulgação

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

23/01/2012 11h50

A direção da Fox Sports apresentou detalhes do começo de sua operação no Brasil em um evento realizado em um hotel de luxo de São Paulo nesta segunda-feira. Mesmo a poucos dias da estreia oficial, agendada para 5 de fevereiro, a nova emissora de esportes deixou no ar a indefinição sobre em que lugar da TV fechada estará presente, ainda sem acerto com as maiores operadoras do segmento. No mesmo acontecimento, a direção da empresa ainda refutou a possibilidade de compra do BandSports, em alternativa para o impasse ventilada na última semana.

RAFINHA BASTOS É DESCARTADO

  • Após acertar a rescisão de contrato com a Bandeirantes, o humorista Rafinha Bastos chegou a ser especulado como reforço da Fox Sports. Mas, durante a apresentação do canal nesta segunda-feira, Gustavo Leme, vice-presidente do grupo Fox para o Brasil, descartou essa possibilidade. No entanto, ele admitiu que negocia com o ex-apresentador do CQC para o canal FX.

A direção do novo canal de TV por assinatura confirmou apenas que vem conversando com o BandSports para a cessão de conteúdo original para preenchimento da grade da Fox Sports em seu ano de estreia no Brasil.

"Nós estamos buscando oportunidades. Não estamos conversando apenas com a Bandeirantes, mas com diferentes produtoras, em busca de uma sinergia da parte de distribuição e operação", afirmou Carlos Martínez, presidente do grupo Fox para a América Latina.

Executivos brasileiros do novo canal refutaram que a Fox esteja enfrentando resistência das operadoras de TV por assinatura para conseguir um espaço nos pacotes de programação. No entanto, afirmam que a poucos dias da estreia oficial [em 5 de fevereiro] o projeto não tem espaço definido nos números de canais, tanto na Sky como na Net.

"É um processo natural de negociação. A gente já passou por dificuldades assim, são negociações longas mesmo. Mas as conversas estão adiantadas, e posso adiantar que até o dia 30 [de janeiro] deveremos ter uma novidade sobre isso", declarou Gustavo Leme, vice-presidente do grupo Fox para o Brasil.

Detentora dos direitos de transmissão da Copa Libertadores para o país, a Fox Sports afirmou que usará canais alternativos, como Speed e o FX, para a transmissão dos jogos de Flamengo e Internacional na fase preliminar da competição, ainda antes de 5 de fevereiro.


A transmissão da Libertadores é o principal trunfo da Fox Sports em seu ano de estreia no Brasil, justamente na disputa com os canais Sportv, da Globosat, que contavam com a exclusividade da competição sul-americana até o ano passado. Antes mesmo da estreia oficial, a nova emissora já executou ação de divulgação na TV fechada para se apresentar como dona em seu segmento dos jogos de Corinthians, Flamengo, Fluminense, Vasco, Inter e Santos no torneio.

Após detalhar o início de suas operações no Brasil, a Fox Sports faz sua estreia oficial na TV fechada no começo de fevereiro. A emissora conta em sua equipe com os narradores João Guilherme, Marco de Vargas (ambos ex-Sportv) e Eder Reis, conhecido por ser a voz do UFC na RedeTV até o ano passado. O ex-árbitro Carlos Eugenio Simon será um dos comentaristas do canal, que também contará com os experientes repórteres Victorino Chermont e José Ilan, também trazidos da equipe de esportes de Sportv/Globo.

Para tentar atrair a fidelidade de um novo público jovem, a nova emissora aposta em atores que recentemente estiveram em produções da Globo. Revelação da novela Passione, Tammy di Calafiori foi recrutada, assim como Erich Pelitz, rosto conhecido de Malhação. Os reforços inclusive já vêm dando as caras na apresentação do mini-programa "Contagem Regressiva", preparado para as mídias sociais na internet como forma de apresentação das atividades da Fox Sports.

No evento desta segunda, a nova emissora apresentou ainda a parte original de sua programação, com produções próprias. Destaque para o Central Fox, noticiário diário da casa. Outras quatro programas do gênero estão nos planos de atividade, inclusive com o Fox Sports Show, uma atração dominical que reunirá transmissões e ação em estúdio.

A Fox Sports opera de sua base no Rio de Janeiro, em instalações numa mansão no bairro do Cosme Velho. A emissora também conta com uma sede paulista.