Topo

Rio de Janeiro oficializa em abril proposta para sediar "Oscar do esporte" em 2013 e 2014

Governador do RJ recebe comitiva da Fundação Laureus, que premia atleta do ano - Divulgação
Governador do RJ recebe comitiva da Fundação Laureus, que premia atleta do ano Imagem: Divulgação

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/03/2012 06h00

A jornada de eventos esportivos marcados para o Rio de Janeiro pode começar no ano que vem com a premiação do “Oscar do esporte”. Além da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e da Olimpíada, a cidade quer sediar no primeiro semestre de 2013 e 2014 a cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, que todo ano é dado ao esportista que mais se destacou no ano anterior.
 
Pensando nisso, o governo estadual vai oficializar no mês que vem sua proposta para tornar a capital fluminense cidade-sede de outro grande evento do esporte mundial. Mesmo antes disso acontecer, porém, uma campanha pró-Rio já foi organizada. Representantes da fundação que mantém o prêmio Laureus, inclusive, foram convidados a conhecer a capital fluminense.

MELHOR ATLETA DE 2011

  • Facundo Arrizabalaga/EFE

    O tenista sérvio Novak Djokovic recebeu em fevereiro deste ano o Laureus 2012 por ter sido escolhido o melhor atleta de 2011 entre esportistas de todas as modalidades

 
Desde segunda-feira, o presidente da Fundação Laureus, Guy Sanan, e o presidente da Academia Mundial do Esporte, Edwin Moses, estão no Rio. Na terça, eles foram recebidos pelo governador Sérgio Cabral e, na quarta, encerram sua viagem.
 
Durante os três dias no Rio, Sanan e Moses conheceram hotéis como o Copacabana Palace e o Teatro Municipal, possíveis locais da cerimônia de premiação. Também visitaram centros esportivos que podem sediar outros eventos ligados ao trabalho de iniciação no esporte promovido pela Fundação Laureus.
 
Em todos esses compromissos, eles foram acompanhados pela secretária de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Marcia Lins, que está confiante na chegada do Laureus ao Brasil. Segundo ela, o Rio compete com uma cidade da China e uma cidade da Rússia para sediar a premiação.
 
Para Lins, contudo, o Rio é favorito. Ela disse ao UOL nesta terça-feira que todos os eventos esportivos que a cidade sediará a partir de 2013 têm causado uma grande mobilização local e chamado a atenção do mundo para o potencial da segunda maior cidade do Brasil.
 
“Estamos em um momento mágico. Temos a infraestrutura necessária e somos a cidade da Copa e da Olimpíada”, disse Lins. “Temos todas as condições de receber a premiação.”
 
A secretária contou que, desde fevereiro, o governo do Rio tem trabalhado para sediar o Laureus. Ela própria foi a cerimônia de premiação deste ano, em Londres, para demonstrar o interesse do estado no evento. Por tudo isso, ela espera que em junho, quando a cidade-sede do próximo Laureus será anunciada, o Rio garanta mais um grande evento para seu calendário.
 
Criado em 2000, o Laureus já premiou atletas como o piloto Michael Schumacher, o golfista Tiger Woods e a tenista Serena Williams. Em 13 anos de existência, a premiação nunca ocorreu em cidades de fora da Europa ou Oriente Médio.