Topo

Após pronunciamento de Romário, Rio-2016 nega ligação com integrante do COI

Nuzman é presidente da Rio-2016; Romário quer fiscalizar contratos do órgão - AFP/Will Oliver
Nuzman é presidente da Rio-2016; Romário quer fiscalizar contratos do órgão Imagem: AFP/Will Oliver

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/10/2012 11h22

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 divulgou nesta quarta-feira uma nota oficial respondendo as suspeitas reveladas pelo deputado federal Romário (PSB-RJ) em pronunciamento feito na terça-feira. Na nota, o órgão nega qualquer ligação com o integrante do Comitê Olímpico Internacional (COI), Patrick Hickey, cujo filho trabalharia na empresa detentora dos direitos de venda de ingressos dos Jogos Olímpicos de 2016, segundo Romário.

“Patrick Hickey é membro da Comissão de Coordenação do COI para o Rio 2016 e do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Hickey não tem qualquer relação funcional, contratual nem administrativa com o Rio 2016.”, informou em nota a entidade.

Ainda segundo a Rio-2016, o plano operacional de venda de ingressos da Olimpíada do Rio ainda está em fase de elaboração. O órgão informou inclusive que não está definida qual será a empresa que, no Brasil, será a responsável pela comercialização das entradas.

“O Rio 2016 está na fase inicial da elaboração do plano operacional de venda de ingressos para os Jogos Rio 2016, o qual definirá, por exemplo, categorias e preços, quantidade e disponibilidade, entre outros itens”, informou. “A venda de ingressos no Brasil é de responsabilidade do Rio 2016, que realizará, no final de 2013, um processo público de seleção da empresa que irá fornecer o sistema de venda.”

Já com relação a venda de ingressos no exterior, segundo o Rio 2016, o sistema de vendas será definido de acordo com as regras do COI. “Para as vendas internacionais, como parte do desenvolvimento do projeto de bilheteria do Rio 2016, e de acordo com as regras atuais do COI, o Rio 2016 decidirá a melhor forma de trabalhar com cada Comitê Olímpico Nacional e seu Revendedor de Ingressos Autorizado para uma venda eficiente de ingressos do Rio 2016 no exterior.”

Leia a íntegra da nota:

A Comissão de Coordenação do COI para o Rio 2016™ (CoCom) tem como missão acompanhar a evolução da organização dos Jogos e realiza, desde 2010, reuniões anuais de trabalho no Rio de Janeiro, com a presença de todos os seus 17 integrantes. A partir de 2013, essas reuniões passarão a acontecer duas vezes por ano. Patrick Hickey é membro da CoCom e do Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI). Hickey não tem qualquer relação funcional, contratual nem administrativa com o Rio 2016™.

O Rio 2016™ está na fase inicial da elaboração do plano operacional de venda de ingressos para os Jogos Rio 2016™, o qual definirá, por exemplo, categorias e preços, quantidade e disponibilidade, entre outros itens.

A venda de ingressos no Brasil é de responsabilidade do Rio 2016™, que realizará, no final de 2013, um processo público de seleção da empresa que irá fornecer o sistema de venda dos ingressos.

Para as vendas internacionais, como parte do desenvolvimento do projeto de bilheteria do Rio 2016™, e de acordo com as regras atuais do COI, o Rio 2016™ decidirá a melhor forma de trabalhar com cada Comitê Olímpico Nacional e seu Revendedor de Ingressos Autorizado para uma venda eficiente de ingressos do Rio 2016™ no exterior.