Topo

Phelps rouba cena com ausência de rivais, mas leva prêmio de "consolação"

Michael Phelps sorri para os fotógrafos no tapete vermelho do Prêmio Laureus  - Júlio César Guimarães/UOL
Michael Phelps sorri para os fotógrafos no tapete vermelho do Prêmio Laureus Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Roberta Nomura e Vinicius Konchiski

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/03/2013 21h51

O principal prêmio Laureus da noite foi pela terceira vez para as mãos do velocista Usain Bolt. Mas o jamaicano não esteve no Theatro Municipal do Rio de Janeiro para receber o troféu de melhor esportista de 2012 nesta segunda-feira. Nem ele, nem seus badalados concorrentes Lionel Messi e Sebatian Vettel. Coube a Michael Phelps representar a categoria no "Oscar" do esporte. E o ex-nadador roubou a cena, mas faturou mesmo só uma estatueta de "consolação".

Bolt repetiu a escrita de 2009 e 2010 e foi considerado o melhor atleta de 2012 após conquistar medalhas de ouro nas três provas que disputou na Olimpíada de Londres (100 m rasos, 200 m rasos e revezamento 4x100 m). O jamaicano, no entanto, não compareceu à festa realizada pela primeira vez no Brasil e participou apenas através de um holograma que dialogou com Michael Johnson.

CORINTHIANS É IGNORADO NA FESTA

  • Getty Images

    Apesar de acontecer no Brasil pela primeira vez, o Prêmio Laureus ignorou a conquista do Corinthians no Mundial de Clubes. Durante a premiação, foi exibido um vídeo no telão com os principais momentos esportivos do ano que passou. Os Jogos Olímpicos tiveram destaque, especialmente com Usain Bolt. No futebol, quem ganhou os holofotes foi a seleção espanhola campeã da Eurocopa, mas o Corinthians foi ignorado.

O velocista superou Lionel Messi, o ex-nadador Michael Phelps, o piloto Sebastian Vettel, o ciclista Bradley Wiggs e o fundista Mo Farah, em escolha feita pela Academia Laureus após jornalistas de todo o mundo escolherem os finalistas do prêmio.

Apesar de acontecer no Brasil, o Prêmio Laureus ignorou a conquista do Corinthians no Mundial de Clubes. Durante a premiação, foi exibido um vídeo no telão com os principais momentos esportivos do ano que passou. Os Jogos Olímpicos tiveram destaque, especialmente com Usain Bolt. No futebol, quem ganhou os holofotes foi a seleção espanhola campeã da Eurocopa, mas o Corinthians foi ignorado.

Maior medalhista olímpico da história, Phelps perdeu sua última chance de conquistar a honraria. Com 18 ouros, duas pratas e dois bronzes em Jogos, o ex-nadador nunca foi considerado o melhor atleta do ano. Nem mesmo após conquistar oito ouros em Pequim-2008 e superar a marca de sete títulos em uma única edição dos Jogos, que pertencia a Mark Sptiz desde Munique-1972.

Mesmo sem faturar o prêmio principal, Michael Phelps parecia não se importar com o fato. "Acho que poder fazer parte desse prêmio é uma tremenda honra. Estou muito feliz e até sem palavras. Foi uma grande noite. E minha vida vai ficando cada vez melhor e melhor", disse Phelps em entrevista coletiva.

Com a ausência dos rivais, o ex-nadador norte-americano foi a personalidade mais assediada no tapete vermelho antes da cerimônia. O ex-nadador demorou quase uma hora para percorrer o espaço dedicado à imprensa e só conseguiu dar atenção as TVs.

Durante cerimônia no Theatro Municipal, Phelps subiu ao palco logo no começo da festa para apresentar o troféu de melhor atleta de ação. Se atrapalhou um pouco, mas riu de si mesmo. Pouco depois, voltou a ser o centro das atenções ao levar o inédito prêmio conquista excepcional - criado este ano para homenageá-lo. Mas a estatueta principal da noite teve mesmo agradecimentos à distância de Bolt.

Confira a lista dos ganhadores

Usain Bolt – atleta do ano, categoria masculina
Jessica Ennis – atleta do ano, categoria feminina
Time Europeu (golfe) – melhor equipe do ano
Andy Murray – revelação do ano
Felix Sanchez – melhor retorno do ano
Daniel Dias – melhor paratleta do ano
Felix Baumgartner – melhor atleta de ação do ano
Sebatian Coe – Laureus pelas conquistas em sua vida
Miachel Phelps – Laureus por conquistas excepcional