Topo

Pôquer vira disciplina de curso da Unicamp no segundo semestre

André Akkari, jogador profissional, será um dos professores do curso da Unicamp no 2º semestre - WSOP/Divulgação
André Akkari, jogador profissional, será um dos professores do curso da Unicamp no 2º semestre Imagem: WSOP/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 06h00

A Unicamp (Universidade de Campinas) decidiu incluir o pôquer como disciplina de um dos seus cursos. A disciplina Fundamentos do Pôquer pertencerá ao curso de Ciências do Esporte e será ministrada a partir do segundo semestre. As aulas acontecerão na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira (interior de São Paulo).

Um dos brasileiros de maior destaque no pôquer mundial, incluindo um bracelete do World Series of Poker, o principal torneio do mundo, Andre Akkari será um dos professores da nova disciplina.

Ele comemorou muito a iniciativa da Unicamp e ressaltou a evolução do esporte da mente. No Twitter, Akkari celebrou a rápida adesão ao curso. “As inscrições começaram com 10 vagas, lotou, 30, lotou, 60, lotou. Agora já estão em 160! Respeitaaaa!”

A iniciativa da disciplina partiu de Cristiano Torezzan, que ministrará a maioria das aulas, e conta com o apoio de Igor Trafane, conhecido como Federal, presidente da Confederação Brasileira de Texas Holden (CBTH).

"Os torneios de pôquer são ambientes limpos, que envolvem competições mentais em rotinas que duram de 8 a 10 horas de concentração. Em torneios ao vivo, um jogador precisa tomar, em média, duas decisões estratégicas por minuto. Em jogos online este número pode chegar a mais de 20 decisões por minuto. Este cenário composto com o volume de informações necessárias para tomar cada uma das decisões é o que faz do pôquer um esporte da mente que mais cresce no mundo", disse ao site oficial da Unicamp.

O responsável pela disciplina explicou que ela não servirá para ensinar a jogar pôquer, mas sim ensinar a pensar sobre a lógica do esporte e usar ferramentas matemáticas para analisar o jogo com informações incompletas para tomar decisões baseadas também no comportamento do adversário.

Torezzan fez questão de enfatizar que a Unicamp e todos os envolvidos com a disciplina são contrários a qualquer tipo de jogos de azar e a aposta que envolva dinheiro.