Topo

Mutante dá show de estratégia e embala segunda vitória seguida no UFC

08/07/2016 19h58

Ameaçado de demissão em julho do ano passado, quando foi nocauteado por Jorge Masvidal e anotou sua terceira derrota em quatro apresentações, Cezar ‘Mutante’ vive uma nova fase. Escalado para o card preliminar do TUF Finale 23, evento realizado nesta sexta-feira (8) em Las Vegas (EUA), o brasileiro colocou sua estratégia em jogo para anular Anthony Smith na maioria dos rounds e garantir o triunfo por decisão unânime.

Mais concentrado do que nunca, o pupilo de Vitor Belfort não se afobou como de costume nos momentos de vantagem e com chutes na longa distância, cotoveladas na curta e quedas precisas impôs larga vantagem em todos os assaltos. Frustrado, coube ao americano tentar golpes jogados a esmo em pé e arriscar finalizações no solo.

Nada, porém, que fosse capaz de mudar a decisão dos árbitros, que apontaram o brasileiro vencedor por decisão unânime. Com o triunfo, Mutante, campeão da primeira temporada do TUF Brasil, anotou a segunda vitória seguidas entre os pesos médios (84 kg) do maior evento de MMA do mundo.

Por pouco

Em sua segunda apresentação no UFC, Matheus Nicolau voltou a mostrar agressividade e coragem de veterano. Apesar dos 23 anos, o brasileiro lutou como gente grande diante de John Moraga e impôs seu ritmo na maior parte do tempo, em duelo que precisou de uma decisão dividida dos jurados para ser analisada.

Após um primeiro round equilibrado, em que o seu domínio territorial pareceu pender positivamente, o atleta da Nova União sobrou no segundo assalto e, apesar de perder a supremacia na segunda metade da terceira etapa, convenceu dois dos três árbitros laterais de que merecia a vitória.

Tropeço brasileiro

Único atleta do País a sair derrotado no card preliminar do TUF Finale 23, Fernando ‘Açougueiro’ mediu forças contra o ex-desafiante ao cinturão dos leves (70 kg) Gray Maynard. E em disputa para lá de agressiva, os atletas deixaram a estratégia do lado de fora do cage e partiram para o atropelo. Com fortes cruzados de ambos os lados, o americano conseguiu desgastar o adversário e se apresentar melhor no decorrer do confronto.

Apesar de levar a melhor no primeiro round, Açougueiro caiu de rendimento e terminou o segundo round praticamente sem energia, ajoelhado no octógono. Com a disputa empatada, o atleta da academia Nova União não reuniu forças suficientes para colocar a estratégia em jogo e acabou punido no ground and pound pelo experiente adversário, para parecia mais disposto a não se arriscar e apenas garantir o triunfo para seu cartel.

Acompanhe os resultados do TUF Finale 23:

Gray Maynard venceu Fernando ‘Açougueiro’ por decisão unânime;
Matheus Nicolau venceu John Moraga por decisão dividida;
Josh Stansbury venceu Cory Hendricks por decisão majoritária;
Cezar ‘Mutante’ venceu Anthony Smith por decisão unânime;
Kevin Lee nocauteou Jake Matthews no 1º round;
Li Jingliang nocuteou Anton Zafir no 1º round;