| 
14/12/2006 - 08h47 Alexandre Pato, a nova jóia brasileira =(FOTOS)= TÓQUIO, 14 dez (AFP) - Alexandre Rodrigues da Silva, o jovem de apenas 17 anos mais conhecido como "Pato", autor do primeiro gol do Internacional de Porto Alegre na vitória de 2-1 sobre o Al Ahly, confirmou no jogo das semifinais do Mundial de clubes as expectativas que havia provocado.
A imprensa brasileira chegou a apontar o jogador como a solução para o ataque do time, que perdeu Rafael Sobis logo após o título da Libertadores da América. Por tudo isto, em uma tentativa de reduzir a pressão, a comissão técnica do Inter proibiu Pato de conceder entrevistas até a estréia para não aumentar ainda mais sua responsabilidade.
Porém, a boa atuação contra a equipe egípcia mostrou que o garoto não ficou nervoso com tantos elogios. "Conversava com minha família pela internet e me diziam para ficar tranqüilo. E eu fiquei", explicou Pato.
Em meados de novembro, o atacante ainda estava no time juvenil do Internacional, mas há três semanas fez a primeira partida no time principal.
Em um jogo fora de casa contra o Palmeiras, na penúltima rodada do Campeonato Brasileiro, Alexandre Pato mostrou a que veio. Com menos de dois minutos abriu o placar. Ainda no primeiro tempo deu um passe para um gol de Fernandão e entregou outro de bandeja a Iarley, quando poderia ter feito ele mesmo. No decorrer da partida, que terminou em goleada de 4-1 para os gaúcho, o jovem mandou uma bola na trave e infernizou a zaga adversária.
Ele começou a ser chamado de Pato em homenagem a sua cidade natal, Pato Branco, no estado do Paraná. Embora seja mais conhecido pelo apelido, o nome escrito em seu uniforme é Alexandre.
Seu nome começou a ganhar destaque em setembro, quando disputou com a seleção juvenil do Brasil a Copa Sendai, também no Japão.
Na primeira partida, contra a seleção nipônica, fez três gols. Um dia antes de completar 17 anos marcou o gol da vitória contra a França, que garantiu o primeiro lugar na competição ao Brasil.
O presidente do Internacional de Porto Alegre, Fernando Carvalho, o define como uma mescla de Rafael Sobis, Nilmar e Daniel Carvalho, três revelações do clube nos últimos anos. Porém, o futuro parece ser mais promissor para Pato.
Depois de triunfar na Copa Sendai, o Arsenal da Inglaterra se interessou pelo garoto, mas o Inter ampliou seu contrato até 2009. Além disso, aumentou em oito vezes seu salário, que agora é de 5.000 euros, e fixou o preço de sua transferência em 20 milhões de euros.
Na partida contra o Al Ahly foi substituído aos 65 minutos por Luiz Adriano, que fez o gol da vitória, mas está garantido na final do Mundial de clubes, no próximo domingo.
"Tive apenas cãimbras, nada mais. Meu objetivo é conseguir fazer tudo o que o técnico me pede, que é marcar gols e ajudar a equipe", disse Pato.
O companheiro de ataque Iarley é só elogios. "É incrível. Me faz lembrar o próprio Ronaldo quando estreou no Cruzeiro. É rápido, forte, faz gols e chuta com as duas pernas. Há muito tempo não via um jogador com tantas qualidades juntas", afirma.
Até Ronaldinho Gaúcho, estrela do Barcelona, o conhece. "Meus amigos em Porto Alegre me falam maravilhas dele", disse em Yokohama.
Para os torcedores do Inter, ele vai superar o ídolo do Barça. "Quem tem Pato, não precisa de Ronaldinho", cantaram durante a semifinal de quarta-feira. UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |