Topo

Ricardinho muda discurso e admite vontade de voltar à seleção após polêmica com Bernardinho

Ricardinho recebe prêmio na Liga Mundial de 2007, seu último torneio pela seleção - FIVB/Divulgação
Ricardinho recebe prêmio na Liga Mundial de 2007, seu último torneio pela seleção Imagem: FIVB/Divulgação

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 14h00

Em julho de 2010, Ricardinho, considerado um dos melhores levantadores de todos os tempos, anunciou que seu ciclo na seleção de vôlei havia acabado, depois de ficar fora do grupo que disputaria o Mundial.

Desde então, em todas as entrevistas, reiterava que não voltaria. O discurso, porém, mudou. A proximidade da Olimpíada de Londres o fez repensar os planos e reacendeu a vontade de estar no grupo, segundo afirmou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Mas Ricardinho garante: até o momento, não houve qualquer contato com o técnico Bernardinho a respeito de uma possível volta.

"Eu pensei e repensei. Os torcedores me querem na seleção. Eu acho que ainda posso ajudar muito a equipe, me sinto em um nível técnico de seleção. Por isso voltei a ter vontade de estar no grupo. Mas é uma coisa que depende do Bernardo. Minha convocação não é simples. Teria que haver essa conversa também com os jogadores mais velhos. E isso não ocorreu. Não digo que vou voltar, pois não fui convocado, mas milhões de brasileiros ficariam felizes", afirmou Ricardinho, de 36 anos.

O jogador está afastado da seleção brasileira desde julho de 2007, quando, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, foi cortado da competição por desavenças com o treinador e com colegas.

Após quase três anos sem se expor, Ricardinho chegou a ser pré-convocado para a Liga Mundial de 2010, mas pediu para não disputar o torneio, já que estava se organizando novamente no Brasil após longo período na Itália. 

Os motivos que levaram o experiente levantador a mudar de opinião passam pela "cobrança" dos torcedores nas ruas de Araçatuba (SP), cidade do Vôlei Futuro, onde ele joga desde 2010, e também pelo sonho de disputar mais uma Olimpíada – foi campeão em Atenas-2004.

Em Pequim-2008, no entanto, ficou fora, já que a confusão com o grupo era ainda recente. A seleção brasileira ficou com a medalha de prata

"Relembrei que não estive em Pequim, não pude ajudar em nada o grupo lá. E isso passa pela minha cabeça. Agora, vejo as propagandas e anúncios da Olimpíada de Londres, e dá vontade de estar lá. Quem já jogou uma, sabe o que estou falando. Por isso penso em voltar, é um dos motivos, sim. Mas repito: não houve qualquer tipo de conversa até agora", disse, opinando ainda que, para ele, o grupo nacional está fechado para os Jogos..

No começo de março, Ricardinho e Bernardinho estiveram próximos de se encontrar em Araçatuba. Por algumas circunstâncias, não se cruzaram, mas a torcida do Vôlei Futuro ensaiou um coro de pedido do retorno do astro à seleção. O técnico, constrangido, ouviu os gritos de "ão ão ão, Ricardinho é seleção". 

Enquanto não há definição de sua volta ou não à seleção, Ricardinho se concentra nas quartas de final da Superliga masculina. O Vôlei Futuro venceu o primeiro jogo da série contra o Medley/Campinas e, no próximo sábado, pode garantir a classificação para a semifinal.Com mais de 20 anos de carreira, o levantador garante que nem fica ansioso mais em disputar partidas de playoffs.

Com contrato para vencer no fim de abril com a equipe do interior de São Paulo, o campeão olímpico garante que pretende permanecer no Brasil e renovar com o Vôlei Futuro, onde atua há duas temporadas.