Topo

Reforço do time de Bernardinho, canadense quer curtir calor e praias do Rio de Janeiro

Sarah Pavan (de branco), tem 1,96m e  é oposto titular da seleção canadense - Divulgação/Norceca
Sarah Pavan (de branco), tem 1,96m e é oposto titular da seleção canadense Imagem: Divulgação/Norceca

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

27/06/2012 06h00

No começo de junho, a canadense Sarah Pavan surpreendeu e anunciou sua chegada à Unilever, equipe carioca comandada pelo técnico Bernardinho. A oposto de 25 anos não figura entre as melhores do mundo na posição. Mesmo assim, foi contratada para substituir Sheilla, titular da seleção brasileira. Ela chega com responsabilidade.

Para ajudar na adaptação ao Rio de Janeiro, ela já sabe o que aproveitar: as praias. Desde que confirmou seu acerto com a Unilever, a atleta tem recebido pelas redes sociais diversas fotos de praias e paisagens, e mostra-se ansiosa para desfrutar.

"Eu odeio o frio! Eu sou canadense, mas eu odeio o inverno, e como é muito frio aqui, eu estou muito feliz eu vou estar em um clima quente, com praias! Quero curti-las no Rio de Janeiro. Estou mesmo ansiosa", afirmou Pavan, em entrevista ao UOL Esporte. A oposto ainda não sabe quando se apresentará à nova equipe, mas a tendência é que seja apenas depois dos Jogos Olímpicos de Londres, mesmo com o Canadá não estando na competição.

Do Rio de Janeiro, onde morará pelo menos durante um ano, Sarah ainda sabe pouco, apesar de dizer que ouviu falar muito bem da cidade e que é uma das mais bonitas do mundo. Um fato, porém, ela já está ciente: da violência do Rio. "Eu sei que é um local muito violento. Mas, na verdade, muitas outras cidades grandes também são. Não me preocupo muito", declarou a jogadora, que atuou na última temporada no Villa Cortese, da Itália, onde foi a maior pontuadora da liga e também eleita a melhor atacante da Champions League.

"Estou realmente ansiosa para viver no Brasil. Eu adoro experimentar novas culturas, e eu sei que o nível de voleibol é fantástico. Acho que vai ser um ótimo lugar para morar. Não sei muito sobre o Rio, mas já ouvi coisas maravilhosas. Os canadenses consideram uma das maiores cidades do mundo, e a imagem que temos é que ele é muito exótico e bonito", elogiou.

As negociações com a Unilever começaram no mês de maio, algumas semanas depois de a equipe ser vice-campeã da Superliga - perdeu para o Sollys/Nestlé na decisão.  As negociações se arrastaram durante alguns dias e só foram concluídas após um encontro da jogadora com Bernardinho em Toronto, onde o técnico esteve com a seleção brasileira, para jogar a Liga Mundial. A escolha de Sarah Pavan pelo time carioca, aliás, só aconteceu depois da conversa.

"O fato de Bernardinho ser o técnico foi o que mais pesou na minha decisão de aceitar a proposta. Sei que ainda tenho muito aprender e que posso ficar melhor. Então, quis jogar com ele, pois acredito que ele poderá me levar para um nível superior ao que estou", disse a atleta. "Eu sei que ele é altamente respeitado em todo o mundo por suas habilidades como técnico. Ouvi dizer que ele é muito bom de jogo, e estou ansiosa para aprender muito com ele este ano", finalizou.