Topo

Brasil joga mal e perde em casa para a Itália na estreia da Liga Mundial

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 16h54

A seleção brasileira masculina de vôlei não teve a estreia que esperava nesta sexta-feira (23), em Jaraguá do Sul (SC), na Liga Mundial 2014. No primeiro jogo da temporada, o time de Bernardinho enfrentou a tradicional rival Itália e foi derrotado por 3 sets a 1, com parciais de 25-19, 27-25, 22-25 e 25-21.

O primeiro set teve domínio dos italianos, que se mantiveram na frente e fecharam a partida em 25-19, com grande atuação de Ivan Zaytsev e Jiri Kovar. A seleção de Bernardinho, por sua vez, teve dificuldades para segurar o ataque adversário.

O segundo set foi mais disputado e as equipes se alternaram na frente do placar. O Brasil chegou a ter um set point a seu favor, mas desperdiçou e acabou derrotado por 25-27.

A equipe de Bernardinho reagiu no terceiro set, que teve início parecido com o segundo. Os brasileiros começaram em desvantagem e chegaram a ver a Itália abrir 18-20. Mas com seis pontos na sequência, o Brasil passou à frente e depois fechou em 25-22. O grande destaque foi o ponta Lucarelli, tanto no bloqueio quanto no ataque.

O quarto set também começou muito disputado, mas a Itália conseguiu se manter à frente e abriu vantagem na parte final do jogo para fechar em 25-21.

Além da Itália, o Brasil tem Polônia e Irã como adversários no Grupo A da Liga. Como os italianos já estão garantidos na fase final, que será disputada em Florença, basta à seleção brasileira ficar na frente da Polônia ou do Irã para ficar com uma das vagas.

O próximo desafio da seleção de Bernardinho é novamente contra a Itália, neste sábado (24), às 10h. No fim de semana seguinte, a equipe terá dois jogos contra a Polônia, e o duelo com o Irã está marcado para a semana posterior. A fase final, em Florença, será entre 16 e 20 de julho.

Maior campeão da Liga Mundial, o Brasil tentará seu décimo título na competição, enquanto a Itália, segunda colocada no número de conquistas, buscará em casa a oitava taça.