 Da Redação Em São Paulo
Os quatro primeiros colocados da primeira fase da Superliga masculina de vôlei estrearam com vitória no mata-mata que começa a definir o campeão da temporada 2002/2003. Neste sábado, foram disputados os primeiros jogos da séries melhor-de-três pelas quartas-de-final.
Melhor equipe da fase de classificação, com 16 vitórias em 20 partidas, a Unisul não tomou conhecimento do Intelbrás/São José e venceu por 25-21, 25-22 e 25-18. A equipe do Sul fecha a série e vai às semifinais se ganhar também o segundo jogo, terça-feira, em São José.
A Ulbra, segunda melhor equipe da primeira fase, também ganhou a primeira. Jogando em casa, o time bateu o Palmeiras/Guaru por 3 sets a 1, com 28-30, 25-22, 25-22 e 25-20. O segundo jogo será na casa do Palmeiras, que precisa vencer para forçar um terceiro duelo, que voltaria a ser no ginásio da Ulbra.
O Banespa/Mastercard, terceiro na primeira fase, foi o único time que optou por abrir o mata-mata jogando fora de casa, e não em seu ginásio. A tática deu certo, e o Banespa ganhou por 3 a 0 do Bento Gonçalves, com 25-21, 25-21 e 26-24. Agora, a equipe paulista joga duas vezes em casa, precisando de uma vitória apenas para avançar às semifinais.
O confronto mais equilibrado do dia, como já era esperado, aconteceu em Suzano, onde o Wizard, quarto na primeira fase, recebeu o Telemig Celular/Minas, quinto colocado. Em partida emocionante, o Suzano venceu por 3 sets a 2, com parciais de 25-22, 25-20, 24-26, 18-25 e 32-30.
Com o resultado, a equipe do técnico Ricardo Navajas só precisa de uma vitória para assegurar a vaga nas semifinais da competição. A segunda partida do playoff será na terça-feira, às 19h30, no ginásio Juscelino Kubitschek, em Belo Horizonte. Se o Minas vencer, o terceiro jogo será em Suzano, no sábado.
Navajas elogiou o nível técnico da partida. "Foi um jogo difícil, no qual nossa equipe teve dificuldades logo no começo e conseguiu se superou ainda no primeiro set, virando o placar e fechando a parcial. Depois, chegamos a fazer 2 sets a 0, mas, em seguida, o grupo perdeu a concentração e a qualidade no saque. Com isso, o Telemig Celular/Minas cresceu. O quinto set foi muito empolgante, com as duas equipes se alternando à frente do placar. No final, o bom saque do Marcelinho e a boa postura de ataque nos momentos decisivos nos ajudaram a vencer."
Já o técnico do Telemig Celular/Minas, Cebola, lamentou a derrota e indicou o que precisa melhorar na equipe para o segundo jogo da série melhor-de-três. "O primeiro e o segundo sets foram muito tensos e nós não jogamos muito bem. Depois, diminuímos a quantidade de erros e aumentamos o volume de jogo. No tie-break, o jogo foi decidido em detalhes." | |