 Da Redação Em São Paulo
A primeira partida entre Ulbra e Banespa/Mastercard pelas semifinais da Superliga masculina de vôlei 02/03 foi apenas uma mostra do que ainda estar por vir.
Num confronto emocionante, o time da casa, depois ficar atrás por 2 sets a 0, conseguiu virar e fechar o jogo em 3 a 2 (20-25, 24-26, 25-17, 25-19 e 15-10), nesta quinta-feira, em Canoas.
Para o técnico gaúcho Marcelo Fronckowiak, esse foi apenas o começo de uma grande disputa. "Espero que o grupo mostre maturidade. As palavras agora são pé no chão e respeito", afirmou.
"O Banespa teve um excelente aproveitamento nos dois primeiros sets. Mas conseguimos reverter a situação com base no nosso saque nos três sets seguintes", completou Fronckowiak.
O time paulista aproveitou bem o saque no primeiro set, dificultando bastante a recepção adversária. Já a Ulbra pecou nos erros excessivos (10 vezes no total) e deixou a vitória escapar: 25 x 20.
Com um melhor aproveitamento no bloqueio (quatro pontos nesse fundamento), os donos da casa conseguiram equilibrar mais a partida no set seguinte.
No entanto, sempre quando a Ulbra abria dois ou três pontos de vantagem, a equipe de São Paulo voltava a encostar, fazendo do saque a sua principal arma. Um contra-ataque de Murilo, destaque do set com sete pontos, ampliou a diferença: 2 sets a 0.
O terceiro set foi de reação para o time da Ulbra, que, mais uma vez, esteve impecável no bloqueio. Sem desperdiçar os contra-ataques, o time da casa fechou em 25 x 17.
O nome do set foi o atacante da equipe gaúcha Roberto - com oito pontos -, marcando presença importante no saque, no bloqueio e nos contra-ataques.
Embalada, a Ulbra continuou impondo o seu jogo no set seguinte. Mesmo mexendo bastante na equipe, o técnico do Banespa/Mastercard, Mauro Grasso, não conseguiu impedir que o adversário levasse o jogo para o quinto set.
No tie-break, a vantagem psicológica era toda da Ulbra. Aproveitando a dificuldade do adversário em virar as bolas, o time de Canoas conseguiu ampliar a diferença no placar e acabou fechando a partida como melhor sabe fazer: bloqueando. No final, grande festa merecida para a equipe da Ulbra, que saiu na frente rumo à final da Superliga.
Principal destaque do jogo e maior pontuador da partida, com 25 pontos, o atacante Roberto Minuzzi destacou o comportamento do grupo. "O confronto contra o Palmeiras/Guarulhos nas quartas-de-final já havia sido um sufoco. Hoje, mais uma vez, nos superamos e mostramos que temos muita raça", disse o jogador.
Roberto lembrou a importância da vitória, mas sabe que este foi apenas o primeiro passo. "Vencer o próximo jogo na casa deles e abrir 2 a 0 seria uma vantagem importante. Mas sabemos que cada partida vai ser uma guerra como aconteceu aqui", completou o atacante.
Ulbra e Banespa voltam a se encontrar no próximo sábado, às 19h, no ginásio E.C.Banespa, em São Paulo. | |