Atletas e dirigentes encerram locaute, e NBA terá reinício no feriado de Natal

A longa paralisação que atingiu a NBA nos últimos meses chegou oficialmente ao fim nesta sexta-feira. Jogadores e proprietários de franquias acertaram o novo acordo trabalhista coletivo para a liga, com duração de 10 anos, e anunciaram o início da próxima temporada para o feriado de Natal, no dia 25 de dezembro.
ESPN AINDA NÃO CONFIRMOU ABERTURA
![]() |
O narrador Everaldo Marques confirmou que a ESPN exibirá os jogos da NBA às quartas e sextas-feiras, mas ainda não sabe se o canal transmitirá o jogo de abertura, no Natal. |
OS JOGOS DE ABERTURA DA TEMPORADA: New York Knicks x Boston Celtics Dallas Mavericks x Miami Heat Los Angeles Lakers x Chicago Bulls Oklahoma City Thunder x Orlando Magic Golden State Warriors x Los Angeles Clippers |
Por causa do locaute e do cancelamento dos jogos, a fase regular da temporada 2011-2012 será reduzida. Cada equipe disputará apenas 66 partidas antes dos playoffs, ao invés das tradicionais 82. As atividades das franquias, como treinamentos e negociações, serão reiniciadas no dia 9 de dezembro.
A liga norte-americana anunciou nesta sexta-feira apenas os cinco jogos que abrirão a temporada no dia 25 de dezembro, em uma rodada recheada de confrontos importantes. O restante do calendário ainda será divulgado.
A negociação do novo contrato trabalhista coletivo durou vários meses e foi marcada por trocas de farpas entre ambas as partes. Os jogadores chegaram a dissolver seu sindicato e entrar na Justiça contra NBA e proprietários das franquias, acusando-os de não negociarem de boa fé. Já os dirigentes alegaram prejuízos nos últimos anos e mostraram-se irredutíveis sobre o corte de gastos. O comissário da liga, David Stern, chegou a afirmar que o cancelamento de toda a temporada era algo provável.
NENÊ ADMITE DEIXAR O DENVER NUGGETS
O brasileiro Nenê Hilário pode estar de casa nova na próxima temporada da NBA. O pivô será agente livre na reabertura do mercado, que deve ocorrer no dia 9 de dezembro, e admite que estuda propostas para deixar o Denver Nuggets com o reinício das atividades da liga norte-americana, que está paralisada por causa de um locaute.
Neste período, os jogos da fase regular programados para novembro foram cancelados e vários jogadores optaram por atuar em outros países. Destes atletas, aqueles que têm contrato em vigor com algum time da NBA, como é o caso do brasileiro Leandrinho com o Toronto Raptors, são obrigados a retornar à liga norte-americana com o reinício das atividades.
O principal ponto do novo acordo diz respeito à divisão dos lucros da liga para os próximos anos, questão que gerou o maior impasse nas negociações. Os jogadores receberão 51,15% dos valores na temporada 2011-12. Nos anos seguintes, será entre 49% e 51%, sendo que 1% do total será utilizado em um novo fundo de benefícios a ex-jogadores. Anteriormente, os atletas recebiam 57% dos lucros da NBA.
O novo acordo também traz importantes mudanças nos limites salariais das equipes. Buscando cortar custos e dar maior competitividade à liga, as equipes que excederem o valor estabelecido pagarão valores bem mais altos da chamada taxa de luxo a partir de 2012-13. O Los Angeles Lakers, por exemplo, será obrigado a aumentar seus gastos adicionais de US$ 19,9 milhões para US$ 44,6 milhões, caso não altere seu atual quadro salarial.
Outras cláusulas que regimentam novos contratos, extensões contratuais e as faixas salariais dos jogadores também sofreram algumas alterações. As equipes também concordaram em não gastar menos de 85% do limite de sua folha salarial, sendo que os valores devem chegar a 90% a partir de 2013.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.