Topo

De vilão a herói: Durant fatura 1º título e é eleito MVP das Finais da NBA

Kevin Durant recebe troféu de jogador mais valioso (MVP) das Finais da NBA - Ezra Shaw/Getty Images/AFP
Kevin Durant recebe troféu de jogador mais valioso (MVP) das Finais da NBA
Imagem: Ezra Shaw/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/06/2017 01h01

Um ano depois de ser eliminado pelo Golden State Warriors na decisão da Conferência Oeste, Kevin Durant deu a volta por cima. Contratado pelo então algoz, o ala foi tratado como vilão por ter deixado o Oklahoma City Thunder, mas logo foi confortado por seus novos torcedores. Na cidade de Oakland, ele virou herói, foi o grande destaque da equipe californiana durante os playoffs, se tornou campeão da NBA pela primeira vez e, ainda de quebra, faturou o título de atleta mais valioso (MVP) das finais da liga norte-americana de basquete.

No ano passado, o Oklahoma City Thunder de Durant virou a sensação dos playoffs ao eliminar o San Antonio Spurs e, na sequência, abrir 3 a 1 sobre os Warriors na final do Oeste. No entanto, a equipe não conseguiu fechar a série e levou a virada, decretando o fim da passagem do astro pelo time.

Durant, então, anunciou que não renovaria seu contrato e que se juntaria aos astros Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green no Golden State Warriors. E a parceria - como a maioria já previa - deu muito certo.

Durante a temporada, e agora nos playoffs, o camisa 35 se consolidou como principal arma ofensiva dos Warriors. Se na temporada regular foi o segundo em pontuação – 25,1 pontos por jogo, contra 25,3 de Curry e 22,3 de Thompson –, nas finais já assumiu a liderança, com 35,2 pontos por partida, contra 26,8 do armador e 16,4 do ala-armador.

"É um grupo excepcional de jogadores, uma grande comunidade, ginásio e público. Agora é o momento da merecida comemoração", disse.

"Sempre soube que não tinha errado com a decisão que tomei, mas sobretudo porque cheguei a um ambiente único para jogar basquete. Agora tenho o dobro de satisfação porque também pude contribuir para outro título da liga", completou.

Com médias de triplo-duplos, LeBron James, do Cleveland Cavaliers, também era um forte candidato ao prêmio de MVP das Finais. Porém, sem o título, e apenas uma vitória na série, a situação ficou complicada. Vale lembrar que apenas uma vez um atleta foi escolhido como o jogador mais valioso sem se tornar campeão: Jerry West, em 1969, pelos Los Angeles Lakers, derrotado pelo Boston Celtics.