Ano novo, campeã velha?

UFC 219 coloca em jogo uma das últimas dinastias da organização: o cinturão de Cris Cyborg

Brunno Carvalho e Vanderson Pimentel Do UOL, em São Paulo
Buda Mendes/Getty Images

O UFC dá adeus a 2017 em casa, a T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA). O último evento do ano terá apenas um cinturão em disputa, mas poderá ser falado por muitos anos. Para isso, basta apenas Holly Holm repetir algo que fez em 2015: aprontar para cima de uma campeã dominante.

Se em 2015 o domínio era de Ronda Rousey, a bola da vez é Cris Cyborg. A brasileira pediu muito e conseguiu que Holly fosse sua adversária.

A noite em Las Vegas ainda contará com um duelo de dois dos principais nomes dos leves. Khabib Nurmagomedov e Edson Barboza medirão forças para ver quem entrará em 2018 perto da disputa do título de Conor McGregor.

Photo by Sean M. Haffey/Getty Images Photo by Sean M. Haffey/Getty Images

Cyborg quis, Cyborg conseguiu

Cris Cyborg fez de tudo para conseguir lutar com Holly Holm: desafiou o UFC, provocou a rival, atacou o técnico da americana... E deu certo. Em seu braço de ferro mais duro com a organização, a brasileira levou a melhor e defenderá seu cinturão da maneira e no dia em que escolheu.

Tudo começou dois dias após a conquista do título. Na ocasião, disse que Holly era uma “excelente lutadora e gostaria de enfrentá-la”. Poucos depois veio outro pedido da brasileira: o dia da luta. Após uma série de posts no Twitter, Cyborg avisou que queria enfrentar a norte-americana em 30 de dezembro.

Veio, então, mais uma polêmica. Cyborg não gostou da postura do UFC em oferecer mais dinheiro para Holly do que para ela e avisou que sua reunião com a organização havia sido cancelada.  

Foram necessários três meses de negociação até que, enfim, a queda de braço terminasse e a luta fosse anunciada. Da maneira que queria, Cyborg enfrentará Holly Holm no dia 30 de dezembro, no último evento do ano.

Ela quer chocar o mundo. De novo

O chute que desconcertou Ronda Rousey também foi o chute que chocou o mundo. Pela primeira vez na história, alguém conseguia ser campeão de boxe e MMA. Holly Holm, a "Filha do Pastor", acabou com a dinastia de Ronda e pode fazer o mesmo com Cris Cyborg.

“Acho que existem similaridades com os sentimentos daquela luta”, disse Holly em conferência com a imprensa. “Sei que as pessoas têm um pouco de dúvida em relação a mim. Não pensam necessariamente que não consigo, é mais uma dúvida se eu conseguiria fazer de novo”.

Na luta principal do UFC 219, Holly estará diante de uma invencibilidade de 12 anos. Mais que isso: faz nove anos que Cyborg não vence uma luta sem ser por nocaute. “Não vou sentar aqui e pensar: 'Se eu sobreviver aos dois primeiros rounds, vou conseguir'. Estou pronta para cinco rounds de uma luta muito dura”, disse Holly.

Caso choque o mundo mais uma vez e se torne campeã dos leves, Holly Holm se mostrou aberta a uma revanche. “Cris é uma pessoa competitiva, não acho que vá querer ficar sentada por um ano”, continuou, em referência ao período sem lutar de Ronda Rousey após ser nocauteada por ela. 

Jeff Haynes/AP Photo Jeff Haynes/AP Photo

Edson pode escolher entre dois cinturões se derrotar russo invicto

Enfrentar Khabib Nurmagomedov é certamente um desafio grande para qualquer lutador, mas Edson Barboza não concorda com isso. Quarto colocado no ranking dos leves, o lutador vê o russo, que venceu suas 24 lutas como apenas mais um adversário.

"É uma luta como outra qualquer. Não fiz nada de diferente no meu camp para enfrentar o Khabib. Ele é um adversário como todos os outros que eu enfrentei", afirmou em conferência antes do evento.

Especialista em muay thai, Edson Barboza conta com os seus fortes chutes baixos contra um lutador especialista em luta agarrada, mas que possui um alto histórico de lesões.

Mesmo consciente do perigo de expor suas pernas, o brasileiro possui a credibilidade de ter uma porcentagem de 87% de defesas de tentativas de quedas. Na categoria, Edson só fica atrás de Eddie Alvarez. O terceiro colocado do ranking dos leves possui 93% de sucesso em escapar dos grapplings dos adversários.

Atualmente a categoria conta com dois campeões. Tony Ferguson ganhou o cinturão interino dos leves após finalizar Kevin Lee, enquanto Conor McGregor se recuperava da derrota sofrida para Floyd Mayweather em sua estreia no boxe.

Apesar de um eventual combate contra McGregor ser mais lucrativo, Edson já afirmou que prefere mesmo brigar pelo título com o norte-americano, para quem perdeu em 2015. "Gostaria de fazer uma revanche contra o Ferguson. Acho que ele é o verdadeiro campeão."
 

Reinaldo Canato/UOL Reinaldo Canato/UOL

Promessa volta após doping

O card preliminar contará com o retorno do brasileiro Matheus Nicolau. Afastado há um ano e meio do octógono por causa de doping, a promessa dos moscas terá pela frente o norte-americano Louis Smolka.

No período em que esteve fora, Nicolau encontrou nos campeonatos de jiu-jitsu a motivação para esperar o término da suspensão. “O jiu-jitsu foi um grande amigo para mim nesse tempo. Ele me deixou com a chama competitiva acesa, de querer continuar treinando e evoluindo”.

No duelo, Nicolau encontrará um adversário com a corda no pescoço no UFC. Vindo de três derrotas consecutivas, Smolka correrá sérios riscos de demissão em caso de novo revés. "Como isso vai afetá-lo é uma incógnita. Mas eu estou concentrado e bem tranquilo".

Para ficar de olho

Reprodução/Facebook Reprodução/Facebook

Khabib Nurmagomedov

O russo nunca perdeu uma luta na carreira e era facilmente apontado como o próximo campeão dos leves. Uma série de lesões, contudo, foi deixando Khabib cada vez mais para trás na fila. Contra Edson Barboza, o russo terá a chance de mostrar que merece lutar pelo cinturão de McGregor.

AP Photo/The Canadian Press, Paul Chiasson AP Photo/The Canadian Press, Paul Chiasson

Carlos Condit

É verdade que as últimas duas lutas não foram ideais para o veterano de 33 anos - derrotas para Lawler e Demian Maia. Mas enfrentando o sempre perigoso Neil Magny, Carlos Condit terá a chance de mostrar que ainda tem lenha para queimar na concorrida categoria dos meio-médios do UFC.

Serviço

O UFC 219 começa às 21h15 (de Brasília) e será transmitido pelo canal em pay-per-view Combate. O card principal começa na madrugada de sábado para domingo, 1h da manhã. Você poderá acompanhar todas as lutas no Placar UOL Esporte.

CARD PRINCIPAL (1h)
Cris Cyborg x Holly Holm – disputa do cinturão dos penas
Khabib Nurmagomedov x Edson Barboza – peso leve
Dan Hooker x Marc Diakiese – peso leve
Cynthia Calvillo x Carla Esparza – peso palha
Carlos Condit x Neil Magny – peso meio-médio

CARD PRELIMINAR (21h15)
Khalil  Rountree x Michal  Oleksiejczuk – peso meio-pesado
Myles  Jury x Rick  Glenn – peso pena
Marvin Vettori x Omari Akhmedov – peso médio
Louis  Smolka x Matheus Nicolau – peso mosca
Tim Elliott x Mark De La Rosa – peso mosca

Curtiu? Compartilhe.

Topo