Confirmado na Williams, Senna tem última chance de mostrar serviço na Fórmula 1

Confirmado nesta terça-feira como titular da Williams para a temporada 2012 da Fórmula 1, Bruno Senna, aos 28 anos de idade, terá sua chance definitiva para mostrar serviço e se firmar na categoria. O brasileiro – que, apesar da idade avançada, só competiu como titular pela primeira vez em 2010 – terá a oportunidade de competir em iguais condições com os outros pilotos do pelotão intermediário.
EQUIPE TERÁ NOVO SENNA APÓS 18 ANOS
![]() |
Confirmado como titular da Williams para 2012, Bruno Senna guiará pela equipe em que seu tio Ayrton correu suas últimas provas na Fórmula 1. O tricampeão mundial disputou somente dois GPs pela escuderia antes de sofrer acidente fatal em Ímola na terceira corrida da temporada 1994. |
Em seu ano de estreia na F-1, Senna correu pela Hispania, que também fazia sua primeira temporada na categoria. O carro da escuderia não era competitivo – a equipe não conquistou pontos e ocupou a 11ª colocação no Mundial de Construtores, superando apenas a também estreante Virgin na ocasião.
No Mundial de Pilotos, Senna ficou na 23ª posição, enquanto seu companheiro de equipe, o indiano Karun Chandhok, foi 22º.
No ano passado, Senna enfim teve a oportunidade de guiar por uma equipe mais competitiva. O piloto foi promovido ao posto de titular da Lotus Renault depois que Nick Heidfeld, contratado para substituir o lesionado Robert Kubica, foi mandado embora por, segundo a equipe, não apresentar resultados satisfatórios.
Senna teve tempo de correr oito provas, mas, sem o mesmo ritmo dos demais, teve dificuldades e conseguiu apenas dois pontos, conquistados com um nono lugar no Grande Prêmio da Itália. O brasileiro classificou-se quatro vezes para o Q3 no período. Como base de comparação, o russo Vitaly Petrov, que guiava o outro carro da Lotus Renault, conquistou cinco pontos e foi ao Q3 quatro vezes no mesmo período.
Dessa vez, sem o álibi de um carro pouco competitivo ou de falta de ritmo, Senna terá pressão por resultados. Principalmente porque pilotos como Sébastien Buemi, Jaime Alguersuari e Adrian Sutil ficaram sem vaga para 2012 e deverão ser sombras para os 24 titulares do ano que vem. Isso sem falar em Kubica, que também pode se recuperar e voltar a procurar um assento no ano que vem.
Além disso, Senna também terá pressão para desenvolver o carro. O brasileiro, que entrará em sua terceira temporada, será o mais experiente da equipe, já que o venezuelano Pastor Maldonado, seu companheiro, estreou em 2010.
CONFIRMAÇÃO DE SENNA COMPLICA A CONTINUIDADE DE BARRICHELLO
![]() | Titular da Williams em 2011, Rubens Barrichello era um dos pilotos que brigava com Bruno Senna pelo assento disponível da equipe para este ano. Com o anúncio, o veterano, que disputou 19 temporadas na Fórmula 1, tem somente uma opção para correr a 20ª: a Hispania, que só confirmou Pedro de la Rosa para 2012 e tem a última vaga disponível de todo o grid. Porém, Rubinho havia dito que não gostaria de correr em um carro pouco competitivo, e a construtora espanhola foi a penúltima colocada no Mundial do ano passado. Por isso, o brasileiro pode acabar se aposentando. |
SENNA FALA DA EMOÇÃO EM CHEGADA À WILLIAMS
;
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.