Topo

Fórmula 1

Má fase de Massa é agravada por sequência de erros da Ferrari

Metade das corridas decepcionantes de Massa teve influência negativa da Ferrari - Jens Buettner/EFE
Metade das corridas decepcionantes de Massa teve influência negativa da Ferrari Imagem: Jens Buettner/EFE

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

22/03/2012 12h38

Desde que sofreu o grave acidente no GP da Hungria de 2009, Felipe Massa passou a sofrer com uma série de frustrações dentro da pista e não venceu mais.

PLACAR DAS LAMBANÇAS DESDE 2010

CULPA DO MASSA
CULPA DA FERRARI

8

8

Antes acostumado com o pódio, o brasileiro se habituou a ficar fora da zona de pontuação ou terminar corridas em posições abaixo à do grid de largada.

Algumas dessas corridas decepcionantes foram causadas pela sua própria equipe, a Ferrari.

Fatalidades à parte, como pneus furados e batidas involuntárias, o piloto também teve sua parcela de culpa em outros episódios negativos de sua história recente na Fórmula 1.

Relembre a seguir algumas das decepções da Ferrari envolvendo Felipe Massa a partir da temporada de 2010, e veja de quem foi a culpa em cada um dos casos.

ENTRE 16 MAUS RESULTADOS, FERRARI PREJUDICOU MASSA EM OITO

GP da Europa-2010
Na temporada seguinte à pausa devido ao acidente, Massa começou com tudo e chegou a liderar o Mundial. A prova em Valência marcou o início do declínio, com a primeira sequência sem pontuar. O brasileiro terminou em 11º após um erro de estratégia de paradas da Ferrari com a entrada do safety car.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP da Inglaterra-2010
Massa largou em sétimo e conseguiu atacar Alonso, o terceiro do grid, logo após a largada. Mas levou a pior na disputa por posição e furou o pneu após tocar o espanhol. Terminou em 15º lugar.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Alemanha-2010
Grande marco da má fase de Massa na Ferrari. Brasileiro liderava a prova, mas ouviu a famosa mensagem de rádio: "Fernando está mais rápido que você". O espanhol conseguiu uma ultrapassagem fácil e venceu uma corrida polêmica.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP do Japão-2010
Só Alonso disputava título e contava com o escudeiro Massa para atrapalhar os rivais. Mas o brasileiro não ajudou: abandonou logo na primeira volta, após se envolver em um acidente com dois carros.
Veredicto: culpa do Massa
GP do Brasil-2010
Na volta a Interlagos após sua última vitória em 2008, Massa largou em nono e seguia em oitavo, quando foi para os boxes. Mas teve que voltar, porque uma roda dianteira apresentou problemas após a troca, e caiu para 15º.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP dos Emirados Árabes-2010
Alonso precisava de um quarto lugar para ser campeão, mas não conseguiu. E a Ferrari não aproveitou Massa como deveria. Um pit stop na hora errada derrubou o brasileiro para o décimo lugar, após largar em sexto.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP da Malásia-2011
Massa largou em sétimo e terminou em quinto. O saldo foi positivo, mas poderia ter sido melhor se o brasileiro não tivesse perdido posições enquanto um mecânico da Ferrari se enrolava ao trocar o pneu dianteiro esquerdo.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP da Turquia-2011
Apesar de ter largado em décimo, Massa fazia uma boa corrida. Mas perdeu tempo na primeira e na terceira parada nos boxes, e não conseguiu passar de um 11º lugar.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP de Monte Carlo-2011
Início da série de polêmicas com Lewis Hamilton. Tudo começou em uma briga por posição entre os dois no túnel: Massa pegou o lado sujo da pista, saiu de traseira e bateu no guar-rail para abandonar a prova. Inglês ficou na pista, mas saiu reclamando do brasileiro.
Veredicto: culpa do Massa
GP do Canadá-2011
Massa teve boa chance de recuperação por ter largado em terceiro. Mas desperdiçou ao se chocar com um retardatário ao voltar dos boxes e acabou com a sexta posição.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Europa-2011
Após largar em quinto, Massa chegou a brigar pela segunda posição. Caiu após a primeira parada, e uma porca espanada no segundo pit stop prejudicou ainda mais o brasileiro, que terminou na mesma quinta colocação.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP da Inglaterra-2011
Na continuação de sua guerra com Lewis Hamilton, Massa levou a pior na casa do rival. Após largar em quarto, terminou em quinto porque saiu da pista em uma disputa de posição com toque no inglês na última curva.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Alemanha-2011
Outra vez, Massa foi prejudicado por uma porca solta nos boxes da Ferrari. Ele brigava pela quarta posição com Sebastian Vettel, mas levou a pior na última volta por causa da demora da equipe.
Veredicto: culpa da Ferrari
GP da Hungria-2011
Massa largou em quarto lugar, mas caiu para sétimo logo de cara, ao se atrapalhar na largada com pista molhada. Tentou se recuperar ultrapassando Alonso, mas errou de novo e despencou. Mesmo assim, terminou em sexto.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Itália-2011
Massa largou em sexto e acabou com a mesma colocação, mas poderia ter sido melhor se não tivesse rodada em uma disputa com Mark Webber. Além disso, causou danos ao carro de Jarno Trulli, que saiu reclamando do brasileiro.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Índia-2011
Massa abandonou a corrida por quebrar a suspensão ao passar por uma zebra. Antes disso, o brasileiro se envolveu em outro acidente com Lewis Hamilton e foi punido pelos comissários com um drive-through.
Veredicto: culpa do Massa
GP da Austrália-2012
Massa já estreou pressionado, e recebeu um carro diferente do que pilotou durante os testes. Como resultado, foi mal nos treinos e na corrida, em que teve dificuldades para preservar os pneus. E abandonou a prova após um incidente de corrida com Bruno Senna.
Veredicto: culpa de ambos

Fórmula 1