Topo

Fórmula 1

Massa diz estar no caminho certo e ganha elogios da direção da Ferrari

Felipe Massa conversa nos boxes da Ferrari: otimismo com 12º lugar no grid da Malásia - Roslan Rahman/AFP
Felipe Massa conversa nos boxes da Ferrari: otimismo com 12º lugar no grid da Malásia Imagem: Roslan Rahman/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/03/2012 09h09

Felipe Massa terminou o treino de classificação do GP da Malásia sem conseguir uma vaga entre os dez primeiros, e novamente superado pelo companheiro Fernando Alonso. Mesmo assim, o brasileiro comemorou o desempenho do carro, que foi inteiramente modificado após o vexame da abertura da temporada.

“Claramente não podemos ficar felizes com um 12º lugar, mas sabemos que, no momento, não temos um carro competitivo. Nos treinos livres, não fiquei satisfeito com o balanço do carro, mas conseguimos melhorar para a classificação, o que me deixa confiante para a corrida e o futuro”, declarou Massa no comunicado oficial da Ferrari após o treino.

“Sem dúvida, algo de positivo aconteceu. Vinha sofrendo para achar o balanço ideal, as peças ideais, e acho que para a classificação a gente teve uma melhora, independente se não foi suficiente para passar ao Q3. Acho que estamos no caminho certo para achar as peças ideais para o carro”, completou o piloto, em entrevista à TV Globo.

O esforço de Massa para encontrar o acerto ideal do carro foi reconhecido pelo chefe da equipe, Stefano Domenicali: “Felipe deu um passo na direção certa: finalmente, o carro que tivemos na classificação foi razoavelmente equilibrado, e isso pôde ser visto também no cronômetro”.

Diretor técnico da Ferrari, Pat Fry também comemorou o avanço no acerto do brasileiro: “Felipe finalmente teve um carro com um balanço melhor e fez um bom progresso comparado às sessões anteriores, e isso se deve ao trabalho que a equipe inteira desenvolveu com ele”.

Fernando Alonso foi dois décimos mais rápido que Massa no Q2, e conseguiu a nona colocação no treino. Com a punição a Kimi Raikkonen, o espanhol vai largar em oitavo, mas saiu lamentando um problema no Kers: “Não acho que tenha me custado posições, mas definitivamente faria o intervalo para a pole position parecer mais realista”.

A largada do GP da Malásia será às 5 horas da madrugada de domingo, e terá as McLarens de Lewis Hamilton e Jenson Button na primeira fila. A Ferrari só pontuou até agora com Fernando Alonso, que chegou em quinto na Austrália e somou dez pontos na classificação. 

Fórmula 1