Topo

Fórmula 1

FIA contraria Massa e inocenta piloto japonês por acidente na 1ª curva

Do UOL, em São Paulo

16/03/2014 07h04

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inocentou Kamui Kobayashi no acidente que causou o abandono de Felipe Massa do GP da Austrália, neste domingo. A decisão contrariou o piloto brasileiro, que pedia rigorosa punição ao japonês da Caterham.

De acordo com o site oficial da Fórmula 1, os comissários entenderam que o acidente ocorreu “por falha técnica grave completamente fora do controle”, daí a decisão de inocentar Kobayashi. Dados fornecidos pela Caterham teriam comprovado o erro técnico, frisou a entidade.

Felipe Massa deixou a área do circuito Albert Park revoltado com Kamui Kobayashi. O japonês perdeu o controle da Caterham e atingiu a traseira da Williams, tirando o brasileiro do GP logo na primeira curva.

O piloto da Williams disse que Kobayashi foi irresponsável ao atrasar a freada na curva e pede punição ao japonês.

“Ele [Kobayashi] não usou a cabeça”, disparou Massa à Rede Globo.

“Eu não tinha menor ideia do que ele foi tentar fazer. Sem dúvida [a FIA] tem que ir atrás para apurar. Tem que ter investigação pesada. O que ele fez foi até perigoso. Porrada na traseira é perigoso. Uma pena porque o carro estava bom. Tudo acabou na primeira curva. Vamos ver a próxima. Difícil achar palavra. Não tem o que falar”, declarou o brasileiro antes de tomar conhecimento da análise da FIA.

Kobayashi usou a rede social para pedir desculpas a Massa e aos funcionários da Williams.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed($escape.getQ()http://esporte.uol.com.br/quiz/2014/03/14/qual-piloto-de-f1-voce-seria-responda-ao-quiz-e-veja-com-quem-se-parece.htm$escape.getQ())

Fórmula 1