Massa é atingido e abandona na 1ª curva; Rosberg vence GP da Austrália
A esperada estreia de Felipe Massa na Williams durou apenas uma curva. O piloto brasileiro foi atingido por uma descontrolada Caterham, de Kamui Kobayashi, segundos após a largada. A forte trombada fez com que os dois deixassem a prova da Austrália. O 1º GP do ano foi vencido por Nico Rosberg, da Mercedes.
Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Kevin Magnussen, da McLaren, completaram o pódio, em 2º e 3º lugares, respectivamente. Mas Ricciardo foi eliminado da prova. A FIA concluiu que o carro do australiano estava com fluxo de combustível acima do permitido. Com isso, Button ficou com a 3º posição, Alonso foi o 4º e Bottas o 5º.
Massa largou em 9º, percorreu a reta inicial e se preparava para o contorno da 1ª curva. Foi quando Kobayashi veio de trás e demorou a frear, acertando em cheio a Williams do brasileiro.
“Porrada na traseira é perigoso. Uma pena porque o carro estava bom e tudo acabou na primeira curva. Vamos ver a próxima. É difícil achar palavra. Não tem o que falar”, lamentou Massa à Rede Globo.
“Ele não usou a cabeça”, esbravejou o brasileiro.
O japonês usou a rede social para pedir desculpas a Massa. A FIA inocentou Kobayashi, informando que o erro ocorreu por problemas técnicos da Caterham. Curiosamente, Massa e Kobayashi se cumprimentaram com largo sorriso antes da prova, já na pista. Os dois são amigos.
O abandono prematuro de Massa amplia o histórico negativo do piloto na Austrália. Nas 12 vezes em que correu em solo australiano, Massa conseguiu apenas um pódio (3º lugar em 2010), e coleciona quatro saídas por acidentes.
A largada foi abortada devido a um problema mecânico na Marussia de Jules Bianchi. Os carros tiveram de dar uma nova volta de aquecimento, além da de apresentação. Quando foi dado o sinal verde, Nico Rosberg deixou Ricciardo e Hamilton para trás e pulou para a liderança.
O alemão da Mercedes não precisou de muito tempo para abrir boa vantagem sobre os concorrentes.
O GP da Austrália acabou cedo também para Sebastian Vettel e Lewis Hamilton. Os dois campeões tiveram de abandonar por problemas no motor e não completaram seis voltas.
Ao contrário do que ocorreu no treino oficial, a chuva não apareceu no circuito de Albert Park. O piso seco possibilitou melhor acerto dos novos carros após profundas mudanças no regulamento para a temporada.
Agora os carros consomem menos combustível. A potência do motor diminuiu.
O pelotão de frente era praticamente todo ele composto por equipes com motores Mercedes. A exceção era Ricciardo, da Red Bull, que permanecia na 2ªcolocação.
Estreante na categoria, Kevin Magnussen, da McLaren, mostrou desenvoltura, logo atrás de Rosberg e Ricciardo.
Os pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, seguiam na zona de pontuação, sem ameaçar os primeiros colocados.
A quatro voltas do fim em Melbourne, Magnussen se aproximou de Ricciardo em busca da segunda colocação, mas o australiano conseguiu manter a posição, para delírio da torcida local.
Hulkenberg foi o 7º colocado, seguido, em ordem, por Raikkonen, Vergne, Kvyat, Perez, Sutil, Gutierrez, Chilton e Bianchi.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed($escape.getQ()http://esporte.uol.com.br/quiz/2014/03/14/qual-piloto-de-f1-voce-seria-responda-ao-quiz-e-veja-com-quem-se-parece.htm$escape.getQ())
Confira a classificação final do GP da Austrália
1. Nico Rosberg Mercedes 1h32m58s710
2. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +24s525 (foi eliminado)
3. Kevin Magnussen McLaren-Mercedes +26s777
4. Jenson Button McLaren-Mercedes +30s027
5. Fernando Alonso Ferrari +35s284
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +47s639
7. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +50s718s
8. Kimi Raikkonen Ferrari +57s675
9. Jean-Eric Vergne Toro Rosso-Renault +1m00s441
10. Daniil Kvyat Toro Rosso-Renault +1m03s585
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m25s916
12. Adrian Sutil Sauber-Ferrari +1 volta
13. Esteban Gutierrez Sauber-Ferrari +1 volta
14. Max Chilton Marussia-Ferrari +2 voltas
15. Jules Bianchi Marussia-Ferrari +8 voltas*
* Não classificado
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.