Topo

Fórmula 1

Williams se desculpa com pilotos e fãs e diz não ter lidado bem em polêmica

Das agências internacionais

03/04/2014 14h29

A chefe de equipe da Williams, Claire Williams, admitiu nesta quinta-feira (3), ao chegar para o GP do Bahrein de Fórmula 1, que a escuderia não soube lidar com a polêmica em torno da ordem de equipe dada a Felipe Massa na corrida da Malásia, no último domingo. A dirigente pediu desculpas aos pilotos e aos fãs pela controvérsia.

A escuderia pediu ao brasileiro que abrisse caminho para o companheiro de equipe, Valtteri Bottas, dizendo que o finlandês “estava mais rápido” que Massa – as mesmas palavras ditas pela Ferrari ao piloto quando Massa precisou ceder a liderança ao espanhol Fernando Alonso no GP da Alemanha de 2010. Dessa vez, no entanto, o brasileiro se manteve à frente.

 “Nossos fãs esperam que a gente, como escuderia, deixe nossos pilotos correrem, e isso foi uma decepção. Queremos nos desculpar com eles, porque não lidamos da melhor maneira possível, e decepcioná-los não é algo que queremos. Também pedimos desculpas aos nossos pilotos”, disse.

“A instrução, e a maneira com que ela foi dada, pensando no passado, não foi a mais adequada. Mas os engenheiros – sentados no muro dos pits, em um ambiente de muita pressão – são pessoas. E pessoas podem, às vezes, tomar decisões erradas.No fim das contas, somos humanos. Mas o mais importante é que a gente corrija [os erros] e levante a cabeça".

A próxima corrida de Massa pela Williams será o GP do Bahrein, neste domingo, no circuito de Sakhir, onde o brasileiro foi o mais rápido nos testes de pré-temporada.

De acordo com Claire Williams, a escuderia estabeleceu padrões para esse tipo de situação, caso seja necessário. “Se acontecer novamente, estaremos preparados. Mesmo que você não possa se preparar para todos os cenários [possíveis], espero que a gente tenha acertado as coisas”, complementou.

Ao UOL Esporte, em Sakhir, Felipe Massa já havia afirmado que a Williams tinha assumido o erro, e contou que ficou com vontade de rir quando ouviu a ordem no rádio. O fundador da equipe, Frank Williams, evitou comentar o caso, mas disse que os pilotos “competem para a equipe, e não para eles mesmos”.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://esporte.uol.com.br/quiz/2014/03/14/qual-piloto-de-f1-voce-seria-responda-ao-quiz-e-veja-com-quem-se-parece.htm')

Fórmula 1