Topo

Fórmula 1

Nasr substituirá sempre Bottas; contrato impõe Massa em todos os treinos

Livio Oricchio

Do UOL, em Sakhir (Bahrein)

04/04/2014 08h50

O brasileiro Felipe Nasr fará todas suas participações em treinos livres da Williams – cinco, no total, nas 19 etapas do ano – no lugar do finlandês Valtteri Bottas. O contrato entre Felipe Massa e a Williams estabelece que o ex-ferrarista corre em todos os treinos do ano.

Dessa maneira, a escuderia inglesa terá dupla brasileira sempre que Nasr for à pista. Além dos cinco treinos livres, o brasiliense de 21 anos também correrá em três dos oito dias de testes durante a temporada a que a equipe tem direito.

Nasr fará jornada dupla na corrida de Sakhir. Além do primeiro treino livre da F1, ele também iniciará sua terceira temporada da GP2 pela equipe Carlin. O treino classificatório será às 14h desta sexta.A etapa é disputada em duas baterias; uma às 7h10 de sábado e outras às 8h15 do domingo.

O brasiliense estreou na GP2 em 2012, pela DAMS, conquistando quatro pódios e terminando em décimo. No ano seguinte, foi para a Carlin e subiu ao pódio seis vezes, encerrando a temporada na quarta posição.

Nasr buscou uma vaga de titular para a F1 em 2014, mas não acertou com nenhuma equipe e acabou fechando para ser terceiro piloto da Williams.

Curiosamente, Bottas já viveu o outro lado dessa história. Em 2012, quando era piloto reserva da Williams, o finlandês sempre substituía outro brasileiro nas sessões que abriam a programação dos fins de semana de GP, Bruno Senna,  já que o outro titular da equipe, Pastor Maldonado, também tinha um contrato que o garantia em todos os treinos livres. 
 
Na ocasião, Bottas andou no carro de Senna em 15 oportunidades durante a temporada, incluindo no GP do Brasil, em Interlagos. 
 

Fórmula 1