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Além da barbatana de tubarão: carros da F-1 estão recheados de novidades

Williams é uma das equipes que têm usado a asa T - Mark Thompson/Getty Images
Williams é uma das equipes que têm usado a asa T Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

02/03/2017 04h00

Há quem diga que, se todos os carros da Fórmula 1 fossem pintados de branco, ninguém saberia diferenciá-los. Porém, mesmo que o grid não tenha mais carros completamente distintos como a Tyrrell de seis rodas, os testes da pré-temporada revelaram alguns detalhes curiosos.
Com a mudança de regulamento, o visual dos carros ficou mais agressivo e até as barbatanas de tubarão voltaram. Mas estas não são as únicas novidades.

A novidades que chamaram a atenção nos novos carros da F-1:

mclaren asa T - Dan Istitene/Getty Images - Dan Istitene/Getty Images
Asa T da Mercedes testada por Hamilton é dupla
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Asa T: As regras da F-1 não apenas definem as dimensões dos carros, como também funcionam como uma espécie de caixa imaginária na qual eles têm de caber. Neste ano, apesar da asa traseira ter sido abaixada, a área imaginária em que era possível adicionar carenagem não foi, dando a chance das equipes usarem mini-asas apoiadas em suas barbatanas de tubarão. Elas servem para diminuir o arrasto nas retas e, com isso, aumentar a eficiência da asa traseira.

lateral Ferrari - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Os chamados sidepods da Ferrari são bastante diferentes
Imagem: Reprodução/Twitter
 
Entradas de ar da Ferrari: uma área em que os engenheiros têm apostado é em pequenos túneis e ranhuras que, ajudados por aletas que agora podem ser colocadas mais livremente, ajudam no fluxo de ar do carro. E muita gente ainda está quebrando a cabeça para entender como tudo está interligado na Ferrari, um carro bastante complexo nesse sentido. O que mais chama a atenção é o formato destas aletas na região da entrada de ar do radiador, bastante diferente em relação aos rivais.

Bico McLaren - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Fim dos cortes coincide com o final da asa dianteira
Imagem: Reprodução/Twitter

Asa dianteira da McLaren: Além da cor laranja, a equipe chamou a atenção pelo formato de sua asa dianteira, bem diferente dos rivais. No entanto, os orifícios na lateral do bico não são exatamente uma novidade para a McLaren, que já usava isso ano passado. Porém, ao invés dos três orifícios do carro de 2017, foi usado apenas um ano passado. Isso porque as novas regras fazem com que a asa dianteira tenha um desenho mais triangular. O conceito visa ajudar o fluxo de ar que passa por baixo do bico.

bico Force India - Reprodução - Reprodução
Formato de tridente é exclusivo da Force India
Imagem: Reprodução

Bico tridente: A solução encontrada pela Force India não encontra muitos adeptos entre quem gosta de visuais mais harmônicos, mas a sua função é semelhante à da McLaren. O ar que entra por dentro do ‘tridente’ é direcionado para a parte de baixo do carro e traz ganhos aerodinâmicos. As diferenças de interpretação têm a ver com as filosofias distintas de cada equipe.

red bull bico - Reprodução - Reprodução
Dá para reconhecer a Red Bull pelo bico
Imagem: Reprodução

Bico com buraco: foi o detalhe que mais atraiu a curiosidade de todos na Red Bull desde o lançamento do carro. O real propósito de uma abertura tão grande ainda não foi desvendado. As regras restringem o tamanho dessa abertura ao longo do bico, então acredita-se que ele vá diminuindo e alimentando pequenos túneis de refrigeração tanto para o cockpit, quanto para o eixo dianteiro. Outra função seria aerodinâmica, ajudando a ‘levantar’ o carro em determinadas situações.

A primeira semana de testes da Fórmula 1 termina nesta quinta-feira. Os carros voltam ao Circuito da Catalunha na semana que vem, por mais quatro dias. A temporada começa dia 26 de março, com o GP da Austrália.

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