Topo

Fórmula 1

Vandoorne culpa rendimento "constrangedor" da McLaren por batida com Massa

Stoffel Vandoorne abandona o GP da Espanha com a McLaren - Mark Thompson/Getty Images
Stoffel Vandoorne abandona o GP da Espanha com a McLaren Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Londres (ING)

17/05/2017 05h29

O belga Stoffel Vandoorne acabou sendo um dos protagonistas do GP da Espanha, mas não pelo melhor dos motivos. O piloto da McLaren se envolveu em um acidente com Felipe Massa e acabou gerando um Safety Car Virtual bastante importante para a vitória de Lewis Hamilton na quinta etapa da temporada.

A batida, que acabou não trazendo consequências mais graves para Massa, cuja corrida já estava comprometida por um toque com outra McLaren, de Fernando Alonso, no começo da prova, chamou a atenção pelo fato de Vandoorne aparentemente não ter visto o brasileiro, fazendo a tangência da primeira curva normalmente.

Isso vez com que o piloto, que faz sua primeira temporada completa na F-1 neste ano, recebesse uma punição, perdendo três posições no grid de largada para o GP de Mônaco, próxima etapa.

Explicando o acidente, Vandoorne culpou o ritmo “constrangedor” da McLaren, explicando que não esperava que Massa conseguisse se aproximar tanto. O grande problema do carro do time inglês é a falta de potência do motor Honda.

“Ele estava tão atrás e eu estava usando todas as ferramentas que tinha para ser o mais rápido possível no final da reta que o fato dele estar do meu lado foi bem constrangedor”.

Vandoorne, porém, acredita que a punição é injusta. “Não quero culpar ninguém, acho que foi coisa de corrida. Do meu lado eu realmente não esperava que Felipe estivesse lá porque ele estava muito atrás na reta. Infelizmente, nos tocamos e isso foi uma pena e mostra que ainda precisamos melhorar para podermos competir.”

O belga afirmou que as novidades que a McLaren levou a Barcelona melhoraram o carro, mas a falta de tempo de pista está atrasando o desenvolvimento da equipe. Sofrendo vários problemas de motor nas primeiras etapas, o piloto só completou uma prova até aqui. A McLaren é a lanterna do campeonato, sem nenhum ponto conquistado em cinco etapas.

Fórmula 1