Fórmula 1

Para manter Alonso, McLaren se coloca em sinuca de bico em nova era da F-1

Mark Thompson/Getty Images
Fernando Alonso, da McLaren Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Sepang (MAL)

25/09/2017 04h00

A McLaren não escondeu nos últimos meses que estava cansada de esperar por uma melhora significativa das unidades de potência fornecidas por sua parceira, a Honda. Afinal, foram três anos de muitas quebras e raros quintos lugares como melhores resultados, pouco para uma das equipes mais vencedoras da história da Fórmula 1. Mas o arriscado acordo com a Renault, costurado menos de cinco meses antes dos carros de 2018 estarem na pista, busca atender aos anseios de Fernando Alonso. E pode custar caro ao time no longo prazo.

Alonso, que é muito bem visto pelos engenheiros da McLaren e odiado pela Honda, deixou clara sua condição para renovar o contrato: queria ver sinais de que o time melhoraria ano que vem, e por várias vezes indicou que via o motor como praticamente o único empecilho para lutar na ponta do grid.

Não por acaso, após a confirmação de que a McLaren usará motores Renault ano que vem, é esperado o anúncio de sua renovação, como apontou o chefe da equipe, Zak Brown. “Ele venceu dois campeonatos com a Renault. Está muito feliz com a equipe e nós estamos muito felizes com ele, então acho que em um futuro não muito distante devemos chegar a um acordo.”

Aposta arriscada
Mudar de fornecedor de motor agora e ter um contrato de três temporadas com a Renault para resolver os problemas mais imediatos, contudo, é arriscado para a McLaren. Financeiramente, o time perde o investimento da Honda ao mesmo tempo em que tem de passar a pagar pelos motores e ainda mantém o caro salário de Alonso.

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images
E, do ponto de vista de performance, o time volta a ser cliente. Brown se defende dizendo que é difícil fazer qualquer aposta no momento, pois a F-1 terá novos motores a partir de 2021, mas o regulamento sequer foi decidido. Porém, não fazer o próprio motor ou ter relação de equipe de fábrica com alguma montadora tem se provado uma tática errada desde que o motor voltou a se tornar um diferencial de performance, a partir de 2014.  

“No final das contas, ninguém sabe ainda quais serão as regras para 2021, então acho que é difícil para todos porque não sabemos qual será o cenário. Acreditamos que temos uma relação a longo prazo, uma fundação para isso. A Renault tem uma grande história no esporte, ganhou muitos campeonato com a Red Bull, com sua equipe própria, então estamos felizes no momento e achamos que seremos competitivos juntos”, diz Brown.

Não que o dirigente ignore os riscos. Tanto, que sabendo da situação da McLaren, Brown imediatamente começou a pressionar para que a F-1 adote um teto orçamentário, ideia que não tem o consenso dos demais no momento.

“Não estamos preocupados com a combinação Red Bull-Honda ou qualquer outra. Precisamos controlar nossos orçamentos. Acho que o motivo para vermos as diferenças que existem hoje no grid é porque a diferença entre os orçamentos dos dois grandes times com os demais é muito grande.”

Afinal, ainda mais sem um grande patrocinador há anos e voltando a ser cliente, só o controle de gastos pode colocar a McLaren novamente em pé de igualdade com rivais como Ferrari e Mercedes e, possivelmente em um futuro próximo, a própria Renault.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Blog do Carsughi
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Grande Prêmio
Redação
Blog do Carsughi
Topo