Topo

Fórmula 1

Hamilton exalta estratégia da Mercedes após pole: "Somos a melhor equipe"

Lewis Hamilton, da Mercedes, durante treino classificatório do GP do Japão - Toshifumi Kitamura/AFP
Lewis Hamilton, da Mercedes, durante treino classificatório do GP do Japão Imagem: Toshifumi Kitamura/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/10/2018 05h48

Lewis Hamilton foi só elogios à Mercedes depois de garantir a pole position para o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. O inglês larga ao lado do companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, na primeira fila, enquanto a Ferrari, do seu principal concorrente ao título mundial, Sebastian Vettel, errou na escolha de pneus e viu o alemão ficar apenas em oitavo. 

As condições climáticas instáveis no circuito de Suzuka fizeram a escuderia italiana decidir apressar a entrada da dupla de pilotos no Q3 do qualificatório com pneus intermediários. No entanto, a pista já estava quase seca, o que fez Vettel e o finlandês Kimi Raikkonen voltarem pouco depois aos boxes e perderem um valioso tempo - em seguida, ambos erraram na volta rápida e ainda viram a chuva apertar nos minutos finais do treino.  

"A Ferrari optou por intermediários, e honestamente, naquele momento, não achei que eles tomaram a melhor decisão", disse Hamilton. "E obviamente nós tomamos a decisão correta coletivamente. É muito difícil tomar a decisão certa, e essa é uma outra grande diferença de nós, como equipe, neste ano", completou.

Líder do Mundial com 50 pontos de vantagem para Vettel, Hamilton vai largar em primeiro pela oitava vez na temporada e pela octogésima vez na carreira. "É uma honra correr por este time", disse ele, novamente dividindo os méritos. 

"Todas as equipes têm pessoas inteligentes, mas, no final das contas, quando se trata de estar sob pressão para tomar as decisões certas e as escolhas certas, é por isso que somos o melhor time do mundo", completou.

O Grande Prêmio do Japão está marcado para a madrugada de sábado para domingo. A largada está prevista para as 2h10 (horário de Brasília). 

Fórmula 1