Topo

Fórmula 1

Alonso reclama de punição no Japão: "Mostra o quanto a Fórmula 1 é ruim"

Organização considerou que espanhol cortou caminho após ser tocado e sair da pista - Behrouz Mehri/AFP
Organização considerou que espanhol cortou caminho após ser tocado e sair da pista Imagem: Behrouz Mehri/AFP

Do UOL, em São Paulo

07/10/2018 06h48

Fernando Alonso deu mais uma mostra de que não vai sentir saudade da Fórmula 1. Neste domingo (7), o espanhol ficou na bronca por ter recebido uma punição da organização após um incidente com Lance Stroll, da Williams, durante o Grande Prêmio do Japão.

"É difícil entender a decisão, mas, você sabe, isso mostra o quão ruim a Fórmula 1 é", disse o bicampeão mundial, que deixará a categoria ao término da temporada 2018.

Alonso levou cinco segundos de punição por ter cortado caminho após disputa com o canadense. Stroll, por sua vez, foi punido em dobro, sendo considerado o responsável pelo contato com o espanhol e por tê-lo forçado para fora da pista. 

Irritado, o piloto da McLaren foi além e disse que a categoria passou a tomar "decisões aleatórias e sem consistência". "Você está freando do lado de fora na última curva. Um cara não te vê e vem te pedir desculpas, e você recebe uma penalidade. É uma vergonha", acrescentou.

Alonso terminou a corrida em 14º, três posições à frente de Stroll. Embora não tenha concordado com a punição, o espanhol reconheceu que ela não fez diferença em termos de classificação. 

"Em todo caso, não mudaria muita coisa. Estivemos longe da pontuação, sempre entre 12º e 14º. Tomara que na próxima corrida a gente seja um pouco mais competitivo e tenha um pouco mais de ritmo", concluiu. 

Alonso tem ainda quatro corridas a fazer na Fórmula 1 - Estados Unidos, México, Brasil e Emirados Árabes. O próximo compromisso do espanhol, porém, é na etapa de Fiji do Mundial de WEC, já no próximo domingo. 

Fórmula 1