Topo

Fórmula 1

"As pessoas sofreram mais que eu", diz Massa sobre perda de título em 2008

Felipe Massa chora após ficar sem o título mundial no GP do Brasil de 2008 - Oliver Multhaup/AP
Felipe Massa chora após ficar sem o título mundial no GP do Brasil de 2008 Imagem: Oliver Multhaup/AP

Luiza Oliveira e Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

11/11/2018 04h00

A decisão de título de 2008 na Fórmula 1 completa dez anos agora, mas até hoje é lembrada. Os fãs ainda lamentam o fato de Felipe Massa ter estado muito perto de se tornar campeão mundial e ter perdido o título na última curva da volta final para Lewis Hamilton. Mas o gosto do ‘quase’ parece ser mais amargo para as pessoas do que para o próprio piloto.

“Eu fiquei feliz porque eu ganhei a corrida em Interlagos. Acho que a expectativa minha era menor que a das pessoas que estavam assistindo porque a mensagem que eu tinha era muito pé no chão. Então no final a minha expectativa era um pouco inferior àquilo que as pessoas estavam vendo. Acho que as pessoas sofreram mais que eu nessa situação”.

Leia mais

A corrida foi considerada uma das decisões mais históricas da Fórmula 1. Massa largou na pole e entrou na pista sabendo que tinha uma tarefa árdua. Precisava vencer e torcer para que Hamilton terminasse abaixo da quinta colocação. Mesmo com as condições não favoráveis da prova que chegou a ter a largada adiada por causa da chuva, ele cumpriu com maestria o seu papel e venceu de ponta a ponta.

Hamilton, que ocupava a quinta colocação, perdeu a posição nas últimas voltas para delírio da torcida brasileira. Mas na última curva passou Timo Glock, que tentava se segurar mesmo usando pneus de pista seca na chuva.

Apesar da decepção, Massa não guarda lembranças negativas daquele fim de semana. “Isso não é uma pedra no meu sapato. Tenho uma alegria muito grande de tudo aquilo que eu fiz, de tudo que passei na minha carreira. Não tenho nenhuma frustração, não olho para trás e sofro com isso”.

O brasileiro ainda guarda com carinho aquele fim de semana em que terminou vitorioso com o lugar mais alto do pódio em Interlagos. Curiosamente, foi a última vitória de Felipe na Fórmula 1. Para ele, o que decidiu o título foram outros fatores que ele ainda tem dificuldades para entender.

“Primeiro que foi um fim de semana perfeito. O que a gente tinha que fazer dentro da pista foi feito. Isso é o que fica na minha cabeça. Segundo que tudo que aconteceu não foi por minha culpa. Infelizmente, as coisas não aconteceram por um ponto, é difícil explicar exatamente. Mas tiveram muitos motivos antes no campeonato que foi o mais importante para isso ter acontecido no final. Eu tenho muito orgulho daquele dia, muito orgulho daquele fim de semana e daquele campeonato por tudo aquilo que eu fiz.”.

Mesmo com o bom desempenho na temporada, Massa teve diversos problemas naquele ano. No GP da Hungria, por exemplo, ele liderava a prova e seu motor quebrou restando poucas voltas para o final. O campeonato ainda foi tumultuado por conta do acidente causado propositalmente por Nelsinho Piquet para favorecer Fernando Alonso em Singapura. Naquele GP, o safety car entrou na pista, o então líder Massa foi para os boxes e a Ferrari cometeu um erro no abastecimento. O piloto acabou não pontuando naquela ocasião - o que fez falta no fim da temporada, quando perdeu o campeonato por apenas um ponto para Lewis Hamilton.

Fórmula 1