Lançamentos da F1 começam nessa semana com novas cores. Até na Mercedes
Mudança será a palavra de ordem dos lançamentos dos carros da Fórmula 1, que começam nesta segunda-feira, com a Toro Rosso mostrando seu modelo para 2019. Um novo regulamento vai mudar o visual dos carros, alargando as asas como forma de diminuir a turbulência e ajudar as ultrapassagens, mas as novidades não param por aí: até Mercedes e Ferrari podem surgir com novo visual.
Na Itália, espera-se que a nova Ferrari tenha um tom mais escuro e opaco que as anteriores, e grande destaque para o slogan Mission Winnow, relacionado à publicidade de cigarros. O novo tom ferrarista seguiria na mesma linha do modelo que a Ducati lançou para a temporada da MotoGP.
Já a Mercedes atiçou a curiosidade dos fãs nas mídias sociais divulgando o que parece ser parte de sua asa nas cores preto, azul e verde, e com a legenda: "Uma flecha de prata sem prata?" A semelhança da pintura com a utilizada pela própria montadora como camuflagem na fase de testes de seu modelo de rua elétrico, contudo, leva a crer que o novo design só será usado durante a pré-temporada.
Outra equipe que faz mistério em relação a sua identidade visual é a Racing Point, ex-Force India, que adotou o cor-de-rosa devido a um patrocinador cuja continuidade como principal parceiro não está confirmada. A equipe foi comprada por Lawrence Stroll em setembro do ano passado e, em um teaser nas mídias sociais, compartilhou a foto de um carro com a frente totalmente branca, dizendo que começaria a nova fase "como uma página em branco". Outra que também pode aparecer com novidades na pintura é a Williams, que perdeu o patrocínio máster, da Martini, e não anunciou qual será a substituta.
Quem se adiantou já mostrou a nova pintura, por sua vez, foi a Haas, que agora será preta e dourada devido à parceria com uma empresa de bebida energética.
Caras novas
O lançamento dos carros também será uma oportunidade de ver os vários pilotos que trocaram de equipe neste ano com suas novas cores, com expectativa maior em cima de três nomes: Charles Leclerc, de apenas 21 anos, será apresentado ao lado de Vettel na Ferrari; Kimi Raikkonen estará pela primeira vez com o macacão da Alfa Romeo (ex-Sauber), e Daniel Ricciardo fará a primeira aparição oficial na Renault.
No total, são 12 pilotos ou estreantes, ou de casa nova, sendo que quatro equipes - McLaren, Alfa Romeo, Toro Rosso e Williams - mudaram totalmente sua dupla. Entre os estreantes, estão George Russell (Williams), Lando Norris (McLaren), Alexander Albon (Toro Rosso) e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo).
Mudanças nos carros
Todos terão de se adequar às alterações no regulamento, com asas mais largas e simples, mas existe a expectativa para saber como especialmente Red Bull, Ferrari, Racing Point e McLaren vão driblar dificuldades de adaptar a filosofia de seus carros às mudanças.
Estes carros são exemplos de modelos que usavam o fluxo de ar da asa dianteira para alimentar a traseira do carro de forma mais acentuada, algo que será praticamente impossível reproduzir com as novas regras. É bem provável que as alterações feitas não fiquem claras nos lançamentos, em que as equipes costumam mostrar versões mais simples, mas certamente serão visíveis nos testes, a partir de 18 de fevereiro.
Os engenheiros, contudo, já estarão de olho nos lançamentos dos rivais para tentar descobrir quem deu o pulo do gato com o novo regulamento.
Confira o calendário de lançamentos dos carros da F-1
Toro Rosso e Williams (pintura): 11.02
Renault: 12.02
Mercedes, Red Bull e Racing Point: 13.02
McLaren: 14.02
Ferrari: 15.02
Alfa Romeo e Haas: 18.02
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.