Topo

Fórmula 1

Leclerc conquista a pole position do GP da Bélgica, com Hamilton em 3º

Leclerc no treino do GP da Bélgica - Kenzo TRIBOUILLARD / AFP
Leclerc no treino do GP da Bélgica Imagem: Kenzo TRIBOUILLARD / AFP

Do UOL, em São Paulo

31/08/2019 11h13

A Ferrari sai na frente do GP da Bélgica de Fórmula 1, que acontece amanhã. Hoje, depois de dominar as duas primeiras partes do treino, Charles Leclerc também levou a melhor no Q3 e conquistou a pole position, com 1min42s519. A escuderia italiana ainda tem o segundo colocado na largada, com Sebastian Vettel (1min43s267). Lewis Hamilton, líder do Mundial, sai na terceira colocação (1min43s282).

O Q1 teve Charles Leclerc na primeira colocação, com 1min43s587, seguido pelo companheiro de Ferrari Sebastian Vettel e Max Verstappen. No Q2, LeClerc foi ainda mais veloz, com 1min42s938, seguido desta vez por Vettel e Hamilton.

Na fase decisiva, Hamilton acabou sendo atrapalhado pelo tráfego e também sofreu para acompanhar o ritmo da Ferrari, que se mostrou forte desde os treinos livres. Leclerc mostrou seu bom momento ao colocar 7 décimos de vantagem para Vettel, mas afirmou que a corrida deve ser mais complicada no duelo com a Mercedes.

A corrida está marcada para amanhã, às 10h10, com previsão de 44 voltas a serem completadas. O campeonato tem Lewis Hamilton na primeira colocação, com 250 pontos, Valterri Botas em segundo, com 188, e Max Verstappen com 181.

Robert Kubica estoura motor no treino da Bélgica - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Durante a primeira parte da classificação, chamou a atenção a explosão do motor de Robert Kubica, da Williams. O carro pegou fogo e obrigou a organização a dar bandeira vermelha, por cerca de dez minutos. O mesmo aconteceu com Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo), causando mais atrasos.

Na parte da manhã, no treino livre, Lewis Hamilton foi quem teve problemas, com uma batida. Hamilton perdeu o controle da sua Mercedes na curva Les Fagnes, uma das que compõem o trecho de alta velocidade que leva à reta dos boxes, e bateu contra a barreira de pneus, danificando a suspensão dianteira esquerda do carro.

Fórmula 1