Topo

River Plate perde, fica mais perto da 2ª divisão e torcida se revolta

Torcedor com o rosto coberto invadiu o gramado e deu um empurrão no jogador Román - AP Photo/Juan Roleri
Torcedor com o rosto coberto invadiu o gramado e deu um empurrão no jogador Román Imagem: AP Photo/Juan Roleri

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/06/2011 23h20

Classificação e Jogos

A situação do River Plate na briga para evitar o seu primeiro rebaixamento em 110 anos de história ficou mais dramática nesta quarta-feira. Jogando a repescagem do Torneio Clausura do Argentino, o time perdeu o jogo de ida contra o Belgrano por 2 a 0 e se aproximou da segunda divisão. Para piorar, vários torcedores invadiram o gramado em Córdoba e um deles agrediu um jogador do River.

O resultado deixou a torcida do River enfurecida no Estádio Gigante de Alberdi. Logo após o segundo gol do Belgrano, no início da etapa final, torcedores quebraram o alambrado, invadiram o campo e foram cobrar os jogadores. O principal alvo foi Adalberto Román, que havia cometido um pênalti infantil no primeiro tempo. O jogador chegou a ser empurrado por um dos invasores.

Com a derrota fora de casa, o River terá que vencer por dois gols de diferença em seu estádio para evitar a queda inédita. Tendo a vantagem do empate no confronto, o time recebe o Belgrano neste domingo, no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. Os visitantes podem até perder por um gol de diferença que garantem a volta à primeira divisão.

JOGADOR DO RIVER DÁ SOCO EM RIVAL

Apesar da derrota vexatória, que teve até um choro discreto do técnico Juan José López, o River começou melhor a partida em Córdoba. Mas a pressão pelo resultado e a insatisfação da torcida logo pesaram. O goleiro Carrizo chegou a salvar a equipe, mas na sequência, após cobrança de escanteio, Román colocou a mão na bola. O árbitro hesitou, mas marcou a penalidade e Mansanelli cobrou forte para colocar os anfitriões em vantagem, aos 25 minutos de jogo.

Nervoso, o River pouco fez para mudar o panorama da partida até os quatro minutos do segundo tempo, quando César Pereyra ampliou para o Belgrano, após mais um escanteio. O gol foi a gota d’água para a torcida do River. Além da invasão, os danos ao alambrado fizeram com que o jogo ficasse paralisado por mais de 20 minutos por falta de segurança.

Quando o confronto enfim recomeçou, o River bem que tentou buscar ao menos um gol para diminuir o prejuízo, mas o nervosismo não permitiu. Frustrados, os jogadores da equipe distribuíram pontapés e quatro deles estão suspensos para a partida de volta, por terem recebido cartão amarelo. Entre eles Erik Lamela, que deu um soco no adversário, agressão não observada pelo árbitro.

ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA EM CÓRDOBA