Topo

Roth volta a São Januário após saída traumática e tenta frustrar 1ª liderança isolada do Vasco

Celso Roth é "persona non grata" no Vasco e volta a São Januário pela primeira vez  - Edu Andrade/Agência Freelancer
Celso Roth é "persona non grata" no Vasco e volta a São Januário pela primeira vez Imagem: Edu Andrade/Agência Freelancer

Marinho Saldanha e Pedro Ivo Almeida

Em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

17/09/2011 07h01

Celso Roth é 'persona non grata' no Vasco. O atual técnico do Grêmio pediu demissão do clube carioca em 2010, quando tinha comandado a equipe em apenas cinco jogos, para assumir o Internacional. Neste sábado, ele retorna a São Januário pela primeira vez desde a saída traumática, revê seus desafetos e busca frustrar uma possível liderança isolada do adversário.

Mesmo com campanha irregular - três derrotas, um empate e uma vitória, justamente contra o Inter - a direção vascaína mantinha confiança em Roth no ano passado. Porém, quando o Brasileiro entrou em recesso para a Copa do Mundo, o clube gaúcho demitiu Fossatti, convidou, e o técnico não pensou duas vezes antes de abandonar a equipe em que estava.

Apresentado em Porto Alegre, dia 15 de junho de 2010, Celso justificou a troca por dois motivos: a chance de conquistar o título da Libertadores - que acabou acontecendo - e a qualidade do grupo do Internacional. Ou seja, referiu falta de atributos técnicos em seu ex-time. "Há muito tempo, teoricamente, eu não tinha um grupo com a qualidade que eu tenho hoje", disse na época.

Se a campanha já não era das melhores, Celso Roth deu ainda mais motivos para não deixar qualquer tipo de saudade em São Januário. Em uma negociação relâmpago, sem qualquer contato com a diretoria do Vasco, o treinador deixou o time carioca e acertou sua transferência para o Internacional pegando a todos, inclusive os jogadores, de surpresa.

A saída pela porta dos fundos, anunciada no site oficial do Inter sem que ninguém no Vasco soubesse, criou uma celeuma muito grande na relação com os vascaínos, que até hoje não escondem a decepção com Roth e a impressão de que o treinador "pulou do barco" justamente no momento mais difícil.

Ainda que os dirigentes evitem o assunto, a verdade é que Celso é tratado como "persona non grata" nos corredores de São Januário e uma vitória sobre o time comandado por ele tem um gostinho sempre especial. Enquanto jogadores e comissão técnica evitam o discurso de vingança, nos bastidores é clara a antipatia por Roth e o desejo de alcançar a liderança do campeonato justamente contra o Grêmio.

"Não posso concordar com a maneira como ele saiu, foi uma atitude infeliz. Eu estava de folga, só vi quando ele já estava no Inter. Achei errado o que ele fez com o Vasco, de não termos nenhuma satisfação. Mas foi o caminho que eles quis seguir, não posso falar nada", declarou o zagueiro Dedé.

Confrontos da 24a rodada

Todos os jogos:
Gata do Vasco
Gata do Grêmio
Gata do Vasco
Gata do Grêmio

Ainda pelo Inter, time que comandou até abril deste ano, Celso Roth enfrentou o Vasco no Beira-Rio, em vitória dos donos da casa pelo placar de 1 a 0. No entanto, o retorno à casa vascaína ocorrerá pela primeira vez. "A diretoria do Vasco sempre foi muito cordial comigo. Tudo foi feito da maneira correta, inclusive em meu desligamento. Não creio em nada fora do comum", disse o técnico em entrevista coletiva.

O 2011, porém, é bastante diferente. Depois de conquistar a Copa do Brasil, o Vasco faz grande campanha no Brasileiro. O time do Rio de Janeiro tem 42 pontos, e ocupa a segunda posição. Caso vença, ultrapassa o Corinthians, que tem 43 e joga no domingo contra o Santos, sendo líder isolado de forma inédita - na 2ª rodada, o time dividiu a liderança com o Atlético-MG.

Motivados por tudo isso, os torcedores prometem lotar São Januário. Até o fim da última sexta-feira, cerca de 10 mil ingressos já haviam sido vendidos para o duelo. A expectativa da diretoria é que aproximadamente 20 mil vascaínos estejam presentes.

Por outro lado, Celso Roth conta com o melhor momento do Grêmio no Brasileirão. O time gaúcho vem de três vitórias seguidas e acredita que se obtiver um bom resultado diante de um oponente forte como o da 24ª rodada, poderá almejar disputas mais relevantes, como por vaga na Libertadores ou quem sabe o título.

O reencontro entre Celso Roth e o Vasco está marcado para as 18h (horário de Brasília) deste sábado. Em campo, Fábio Rochemabck volta ao time de Porto Alegre, enquanto os cariocas lamentam os desfalques de Juninho Pernambucano e Felipe.