Topo

Joel minimiza problemas de R10 fora de campo e diz que craque é intocável no Fla

Joel orienta Ronaldinho durante um treino do Fla; jogador é intocável para o técnico - Alexandre Vidal/ Fla Imagem
Joel orienta Ronaldinho durante um treino do Fla; jogador é intocável para o técnico Imagem: Alexandre Vidal/ Fla Imagem

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/05/2012 13h57

Os problemas de Ronaldinho dentro e fora de campo não abalaram o prestígio do jogador com o técnico do Flamengo, Joel Santana. Mesmo longe de sua melhor forma física e técnica, o jogador mantém o status de intocável do comandante rubro-negro. Segundo o treinador, independente do nível das últimas atuações, o Gaúcho é o tipo de atleta que precisa estar sempre em campo, intimidando os adversários.

ZINHO RECLAMA DE PRESSÃO, VÊ FLA "DEVAGAR" E REVELA PAPO COM R10

  • Alexandre Vidal/ Fla Imagem

    Após duas semanas no cargo de diretor executivo do clube, Zinho já conhece muito bem os problemas do Flamengo. O ex-jogador teve que trabalhar para colocar panos quentes em polêmicas – “Não há um dia em que não aconteça algo” – e encarou a pressão de estar no comando do futebol rubro-negro. Em entrevista ao jornal Extra, Zinho lembra ter visto um time devagar em seus primeiros dias no Ninho do Urubu e afirma não ter gostado da estreia no Campeonato Brasileiro. Uma conversa com Ronaldinho Gaúcho sobre salários atrasados também fez parte de seu trabalho

"O que acontece dentro e fora de campo não me abala. Trabalhamos para uma Nação e precisamos entender essa pressão. O Ronaldo não tem que sair desse time, independente de qualquer coisa. Por mais que não esteja bem ali na hora, precisa ficar em campo. É o tipo de figura que intimida o adversário, deixa a outra equipe com medo. Eu sou da teoria que craque é craque, precisa estar dentro de campo sempre", reforçou Joel, recordando um episódio em que resolveu tirar o principal jogador do seu time e acabou levando a pior.

"Lembro que fui inventar de tirar um ídolo de um clube que dirigia e me dei muito mal. Fui mexer no formigueiro e me bateram até cansar. Não dá para tirar uma figura emblemática dessa de campo. Ele sempre pode resolver", analisou o treinador.

Questionado sobre o longo período de "jejum" de Ronaldinho sem resolver partidas, Joel minimizou e disse que a hora do craque vai chegar. O técnico ainda evitou comentar com maiores detalhes os recentes problemas envolvendo salários atrasados e a saúde de sua mãe, Dona Miguelina.

"Não adianta querer ficar 'batendo' nele, uma hora vai resolver. Tenho certeza disso. E também não tenho que ficar falando de outras coisas, como a parte financeira, de saúde. Ele é bem grandinho e vai se acertar com isso. Espero que seja já no sábado", projetou o Natalino, citando o próximo compromisso do time, contra o Internacional, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

A condição de ídolo e intocável não estão apenas nas palavras de Joel, mas também nos números de Ronaldinho. Desde que o treinador chegou ao clube, o camisa 10 nunca foi substituído de uma partida. Em números gerais, em 71 jogos oficiais pelo rubro-negro, ele só não participou dos 90 minutos de partida em cinco oportunidades. Bem ou mal dentro de campo, a tendência é que o Gaúcho aumente ainda mais esses números nos próximos jogos sob o comando do atual técnico.