• ENTRE

publicidade

Topo

Bota intensifica preparação física, 'voa' no 2º tempo, mas acumula lesões em 2012

Andrezinho foi um dos jogadores que mais melhorou seu condicionamento físico - Guilherme Testa/Agência Freelancer
Andrezinho foi um dos jogadores que mais melhorou seu condicionamento físico Imagem: Guilherme Testa/Agência Freelancer

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/06/2012 06h00

O Botafogo demonstra um condicionamento físico invejável neste início de Campeonato Brasileiro. Prova disso, é que no segundo tempo das partidas o Alvinegro apresenta um fôlego maior do que seus adversários e tem conseguido construir os placares na etapa final. No outro lado da moeda, aparecem as lesões musculares, provocadas pelo esforço realizado pelos atletas durante os jogos.

BOTA MOSTRA REAÇÃO E PARTICIPA DE 100% DAS VIRADAS DO BRASILEIRÃO

  • O Campeonato Brasileiro teve 43 partidas realizadas até sábado – sete jogos encerram a quinta rodada neste domingo. Em apenas quatro delas, o time que saiu perdendo conseguiu reverter a situação para comemorar a vitória. O Botafogo esteve presente em todas as ocasiões e já é o ‘rei das viradas’ do Nacional. Foram três triunfos e uma derrota nessa situação.

Até o momento, o Glorioso marcou gols nos segundos tempos das cinco partidas disputadas no Brasileiro. Na estreia contra o São Paulo, a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira fez quatro. Em seguida, contra o Coritiba, balançou a rede no fim e conseguiu a vitória. Até mesmo nas derrotas para Cruzeiro e Náutico o time demonstrou força e foi bem nesse sentido. Contra o Inter, o Botafogo voltou a vencer com gols na etapa complementar.

O preparador físico Ricardo Henriques, comemora o fato de seus atletas estarem 'voando' nas partidas. Segundo o profissional, o tempo que o time de General Severiano está tendo para se preparar com semanas livres de jogos está sendo determinante. Assim, o Alvinegro conseguiu realizar duas intertemporadas – em Saquarema e em Teresópolis – e colhe os resultados no Brasileirão.

“O mais importante foram essas semanas que tivemos livres para trabalhar e conseguimos realizar um trabalho bem bacana e ajustar algumas situações com alguns jogadores, que evoluíram fisicamente. Isso está sendo provado nos últimos jogos”, disse ao UOL Esporte.

Em 2012, no entanto, o Botafogo está sofrendo com algumas lesões musculares.  Loco Abreu, Marcelo Mattos, Elkeson, Andrezinho e Jádson já desfalcaram a equipe por este motivo. Ricardo Henriques lamentou as lesões, mas afirmou que cada caso deve ser analisado individualmente e explicou a situação do jovem volante, que ficou de fora contra o Internacional, no Beira-Rio.

“As dores musculares temos que analisar caso a caso, tem vários atenuantes. O Jádson, por exemplo, é um jogador recém-promovido dos juniores. A exigência nos profissionais é maior e é normal que isso aconteça. A intensidade é maior. Ele sentiu, foi poupado, mas essa semana já deverá estar à disposição para treinar normalmente”, afirmou.

Após as finais da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro iniciará a dura sequência de jogos nos meio e finais de semana. Segundo o preparador físico do Botafogo, essa maratona é ruim para qualquer time, mas o objetivo é que o Alvinegro mantenha o nível de condicionamento físico até o fim da competição, em dezembro.

“Quando temos uma semana cheia de trabalho conseguimos recuperar completamente os jogadores para o próximo jogo. Com jogo quarta e domingo esse tempo de recuperação é menor e não temos como treinar. Nossa preocupação passa a ser apenas recuperar os jogadores para os jogos seguintes. Temos a preocupação de trabalhar jogo a jogo. Pelo trabalho que foi feito até agora, temos a pretensão de manter esse nível de preparo até o final do ano. Sabemos que teremos uma maratona de jogos e essa tarefa não será nada fácil”, comentou.

O Botafogo tem mais uma semana livre de jogos para dar sequência ao trabalho realizado por sua preparação física. Isso porque o Alvinegro volta a campo no próximo domingo, quando receberá a Ponte Preta, no Engenhão. Com nove pontos, o Glorioso ocupa a quarta colocação do Campeonato Brasileiro.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.