Topo

Seguir invicto como mandante após quase um ano e meio é meta adicional do Atlético no clássico

Em seus domínios, Atlético-MG venceu o Fluminense e está invicto no Brasileirão - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Em seus domínios, Atlético-MG venceu o Fluminense e está invicto no Brasileirão Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

02/12/2012 06h10

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, neste domingo, contra o rival Cruzeiro, o Atlético-MG poderá encerrar a competição nacional de forma invicta como mandante e manter a escrita de não perder diante do seu torcedor há quase um ano e meio.

A última derrota atleticana como mandante aconteceu em 28 de agosto de 2011, por 2 a 1, justamente para o rival Cruzeiro. A partida foi disputada na Arena do Jacaré, pelo primeiro turno do Brasileiro daquela época e contou apenas com torcedores atleticanos.

Depois deste jogo, o time comandado por Cuca não perdeu mais sob olhares dos seus torcedores. Foram 35 jogos sem derrotas, referentes a todo o segundo turno do Brasileirão de 2011, todo o Campeonato Mineiro de 2012, um jogo pela Copa do Brasil, a primeira metade do Brasileiro deste ano e quase todo o segundo turno da competição. Ao todo, foram 27 vitórias e oito empates, aproveitamento de 84,76%.

Rivais mineiros fazem preparação semelhante durante semana que antecede ao clássico

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    A semana de preparação da dupla Atlético-MG e Cruzeiro para o clássico deste domingo, às 17h, no estádio Independência, foi marcada por treinos secretos dos dois lados, negociação pela saída de Montillo, renovação de contrato de Ronaldinho Gaúcho e discurso "ensaiado" dos rivais. Apesar de o clássico ter importância diferente para os times, o período de preparação para o jogo final dos tradicionais adversários no Campeonato Brasileiro foi parecido. O discurso ameno e de igualdade de forças tomou conta de jogadores, dirigentes e treinadores de ambas as equipes, que ensaiaram as falas para evitar motivação para algum dos lados.

“A gente tem feito grandes jogos, temos uma invencibilidade dentro de casa, uma invencibilidade em que 90% das vezes jogamos melhores que o adversário e outros jogos que tivemos à mercê de perder, como Atlético-GO, mas já tínhamos metido três bolas na trave, então a gente está invicto porque sabemos jogar em casa, estamos jogando bem e com a torcida a gente fica mais forte”, avaliou Cuca.

No estádio Independência, onde o time vem mandando seu jogos desde a final do Campeonato Mineiro, quando terminou as reformas visando a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, o Atlético-MG não foi derrotado. Em 21 jogos, foram 15 vitórias e seis empates, com 80,95% de aproveitamento.

O bom momento vivido sob o comando do técnico Cuca como mandante é uma das grandes apostas do Atlético para superar o rival e sonhar ainda em terminar na segunda colocação do Brasileirão. “Mais de um ano sem perder em casa, isso ns motiva ainda mais para ficar sem perder em casa”, reconheceu o atacante Jô.

O volante Pierre atribuiu a longa invencibilidade ao torcedor atleticano que comparece sempre em bom número nos jogos da equipe, principalmente no estádio Independência. “Diferencial do Independência é o nosso torcedor, quando o torcedor comparece, nos incentiva é sem dúvida um jogador a mais que temos em campo, nosso torcedor vai comparecer, o caldeirão vai estar lotado”, afirmou.