Topo

Inter reedita jejum do fim de 2012, mas com outro cenário e confiança em Dunga

Direção do Inter chama trabalho de Dunga de excepcional e confia em retomada rápida - Vinicius Costa/Preview.com
Direção do Inter chama trabalho de Dunga de excepcional e confia em retomada rápida Imagem: Vinicius Costa/Preview.com

Do UOL, em Porto Alegre

19/08/2013 06h01

Cinco jogos sem vitória em dezembro. Cinco jogos sem vitória em agosto. O empate sem gols diante do Atlético-MG, mesmo com um jogador a mais durante 60 minutos, iguala a seca atual do Internacional com o jejum do final de 2012. A série de jogos do ano passado, aliás, fez parte do cenário que culminou com a contratação de Dunga - que recebe elogios da diretoria e é base para uma retomada rápida.

Além do número, o jejum tem incomum dois adversários: Náutico e Grêmio, que participaram da série de jogos de 2012 e a de 2013. Mas as semelhanças entre as secas não vão muito além. No ano passado, o Inter perdeu quatro e empatou no último Gre-Nal disputado no estádio Olímpico. Atualmente, o Colorado enfileira uma derrota e quatro empates.

No meio do caminho sem êxitos do ano passado, Fernandão foi demitido. O ex-capitão havia sido transformado em treinador após a queda de Dorival Júnior, mas perdeu o comando do vestiário e muito depois também perdeu o cargo. Osmar Loss foi interino nos confrontos contra Portuguesa e Grêmio.

SÉRIE SEM VITÓRIAS DE 2012SÉRIE SEM VITÓRIAS DE 2013
04/11 [Aflitos] Náutico 3 x 0 Inter28/07 [Arena Pernambuco] Náutico 3 x 0 Inter
11/11 - [Moisés Lucareli] Ponte Preta 1 x 0 Inter04/08 [Arena do Grêmio] Grêmio 1 x 1 Inter
18//11 [Beira-Rio] Inter 0 x 2 Corinthians11/08 - [Estádio do Vale] Inter 2 x 2 Atlético-PR
25/11 [Beira-Rio] Inter 0 x 2 Portuguesa15/08 [Maracanã] Botafogo 3 x 3 Inter
02/12 [Olímpico] Grêmio 1 x 1 Inter18/08 [Estádio do Vale] Inter 0 x 0 Atlético-MG

Agora, por mais que o Inter tenha se distanciado dos líderes, o trabalho de Dunga não sofre contestação. Pelo contrário, recebe elogios e é até argumento da cúpula para acreditar em uma retomada para breve.

“O Internacional ainda é candidatíssimo ao título. A distância para os líderes não é intransponível. O campeonato é marcado por um equilíbrio muito grande. Estamos há sete pontos do líder, com um jogo a menos. E o trabalho do Dunga e de toda comissão técnica é excepcional”, disse o diretor de futebol do Inter, Luís César Souto de Moura.

Apesar das palavras, os dirigentes sabem que vencer o Goiás, no próximo domingo em Novo Hamburgo, se tornou obrigação. Até Dunga, antes defensor de uma visão mais amena da situação, concorda.

“É um campeonato bastante nivelado, difícil. Logicamente a gente quer ganhar. Estar ali na frente. Quanto antes a gente voltar a vencer, até para ter confiança, melhor”, comentou o técnico.

Com 22 pontos, o Internacional atravessa seu momento mais instável na temporada. E antes de voltar a jogar pelo Campeonato Brasileiro, o time terá uma boa chance de encerrar o jejum. Na quinta-feira, o Colorado recebe o Salgueiro-PE no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.