Topo

Portuguesa faz 4 a 0 e amplia crise do Corinthians no Brasileirão

Jogadores da Portuguesa comemoram gol de Gilberto contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro - Marco Miatelo/Estadão Conteúdo
Jogadores da Portuguesa comemoram gol de Gilberto contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Marco Miatelo/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/09/2013 17h52

A Portuguesa travou o ineficiente ataque do Corinthians, fez uma partida taticamente perfeita e aplicou goleada por 4 a 0. Foram três gols do atacante Gilberto, neste domingo, em Campo Grande/MS.  A derrota escancara a queda vertiginosa do time alvinegro pós conquista da Recopa Sul-Americana e coloca a zona de rebaixamento como ameaça real.  

O Corinthians não havia tomado mais de dois gols em uma partida no ano e está seis pontos dos quatro últimos colocados. São oito jogos sem vencer.

Mesmo com torcida praticamente a seu favor, nada deu certo aos corintianos no Mato Grosso do Sul. Além dos quatro gols sofridos, o time perdeu pênalti, teve gols anulados e ainda viu Gil ser expulso após cotovelada.

Já a Portuguesa dá sinais claros de evolução no Nacional. Foi a terceira vitória seguida. A equipe do Canindé chegou ao 1º gol logo aos 7 min da etapa inicial.

Em jogada pela linha de fundo, Correa cruzou na cabeça de Gilberto, aproveitando falha de Edenilson, que permitiu o cabeceio.

Parecia replay o segundo gol da Lusa. Novamente Corrêa lançou a bola para Gilberto. Sozinho, ele escorou para o gol.

Único meia de articulação do Corinthians, Douglas era acompanhado de perto por Ferdinando. O Corinthians não conseguia esboçar qualquer jogada ofensiva, apesar do trio Romarinho, Emerson e Guerrero.

A fase do Corinthians é péssima. Guerrero teve a chance de fazer o primeiro gol do Corinthians em cobrança de pênalti. Mas Lauro defendeu a cobrança do peruano aos 17 min.

Revoltada com a performance do time alvinegro, a torcida gritava “Pato” com 19 min de jogo.

O campo escolhido para o duelo paulista apresentava diversas falhas. A grama alta dificultava ainda mais o toque de bola. Ciente do piso irregular, a Portuguesa fazia a bola ir de um lado para outro pelo alto, com lançamentos longos de Souza e Corrêa, fazendo os corintianos correrem.

Tite decidiu mexer  no time com 30 minutos. Danilo entrou na vaga de Ibson.

Mas a Portuguesa continuava sobrando no jogo. O time rubro-verde explorava o descontrole corintiano e chegava fácil à meta de Cássio.

Estrela do jogo, Gilberto fez o terceiro aos 31 min. Ele recebeu lançamento de Souza, driblou Cássio e concluiu para o gol.

No intervalo de partida, Gilberto já recebeu pedido para escolher música para o Fantástico. “Esqueci o nome. É do Jorge e Matheus”, disse.

Em sua última tentativa de reverter a enorme vantagem da equipe lusitana, Tite voltou com Pato e do estreante Jocinei para o 2º tempo.

O Corinthians apresentou ligeira melhora na ligação do meio para o ataque. Dois gols foram anulados por impedimento, com Emerson e Pato.

Descontrolado, Gil tentou desferir cotovelada em Bergson em lance já sem bola e foi expulso. Desta forma, o Corinthians ficou sem zagueiro, já que Paulo André havia saído no intervalo.

Com um a mais em campo, a Lusa fez a receita básica: tocou a bola com tranquilidade, deixou o tempo passar e esperava a hora certa de atacar.

Os corintianos, exaustos, apenas monitoravam os atletas rivais, sem qualquer esboço de reação a 15 min do fim. Wanderson transformou em goleada a vitória da Lusa, marcando o 4º gol.

 
PORTUGUESA 4 X 0 CORINTHIANS
 
Data: 29/09/2013 (domingo)
Local: estádio Morenão, em Campo Grande (MS)
Árbitro: Rafael Claus
Auxiliares: Bruno Rizo e Danilo Manis
Cartões amarelos:  Paulo André (Corinthians)
Cartão vermelho: Gil (Corinthians)
Gols: Gilberto, aos 7min, 12 min e 31 min do 1º  tempo, Wanderson, aos 34 do 2º tempo
 
PORTUGUESA
Lauro; Corrêa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés e Souza; Bergson (Cañete) e Gilberto (Wanderson)
Técnico: Alexandre Faganello
 
CORINTHIANS
Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André (Pato) e Igor (Jocinei); Ralf, Ibson (Danilo) e Douglas; Romarinho, Emerson e Guerrero
Técnico: Tite