Topo

Levir evita falar em renovação e até "coloca" Cuca no Atlético-MG em 2016

Levir Culpi quer esperar a definição do Campeonato Brasileiro para renovar ou não com o Atlético-MG - Bruno Cantin/Clube Atlético Mineiro
Levir Culpi quer esperar a definição do Campeonato Brasileiro para renovar ou não com o Atlético-MG Imagem: Bruno Cantin/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

25/09/2015 12h04

Com boa parte do elenco garantido para a próxima temporada, o trabalho da diretoria do Atlético-MG é pela renovação de contrato com o técnico Levir Culpi. O treinador está na quarta passagem pelo clube, que começou em abril do ano passado. Com vínculo até dezembro, portanto apenas mais 11 jogos, o assunto renovação é constantemente abordado pela imprensa.

Na primeira vez que foi perguntado sobre o assunto, na semana passada, Levir Culpi afirmou que a preferência no futebol brasileiro é pelo Atlético. No entanto, o treinador não descartou um novo projeto internacional. Antes de retornar à Cidade do Galo, Levir ficou por seis anos no comando do Cerezo Osaka, do Japão.

Em 2014 a renovação com Levir Culpi foi rápida. Uma semana depois de conquistar a Copa do Brasil, sobre o Cruzeiro, o treinador teve e permanência confirmada por Daniel Nepomuceno, então recém-eleito presidente do Atlético. Até por isso, Levir quer esperar as rodadas restantes do Brasileirão para tomar uma definição.

“Eu acho que não precisa ser discutido agora, porque a situação do técnico por mudar depois do jogo contra o Joinville. O clube já está agindo certo. Daniel e Maluf (diretor de futebol) têm 90% do elenco já preparado para a próxima temporada. Os jogadores que estão há dois ou três anos no Galo, a tendência é que tenha um melhor rendimento para o ano que vem”.

Levir Culpi ressalta até mesmo a opção do clube. Embora o Atlético publicamente a renovação como prioridade, o próprio treinador lembra de como funciona o futebol brasileiro.  Um eventual fracasso do time nos próximos jogos pode custar a permanência na Cidade do Galo e Levir até usou Cuca como um candidato ao cargo.

“E no comando? O comando não altera muito a ação porque os jogadores já têm um padrão de jogo, um nível. Se a maré tiver boa, vão me chamar para renovar, se não, irão pensar em outro, irão trazer o Cuca ou outro treinador. É assim que funciona no Brasil”.

Com 279 jogos no comando do Atlético, Levir Culpi é o terceiro treinador que mais comandou o clube. Porém, o técnico só vai atingir a marca de 300 jogos se renovar o contrato. Campeão da Copa do Brasil, da Recopa, da Série B e do Mineiro em três oportunidades, o Atlético é o clube brasileiro mais comandado por Levir.