Topo

Grêmio ataca principal falha da campanha por fim de crise interna

Roger Machado pediu reunião para avaliar seu trabalho, mas foi mantido - Lucas Uebel/Grêmio
Roger Machado pediu reunião para avaliar seu trabalho, mas foi mantido Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

14/09/2016 06h00

Bastou o time deixar de vencer para uma série de problemas internos surgirem no Grêmio. Roger Machado colocando o cargo para avaliação da direção, responsáveis pelo futebol em rota de colisão, torcida insatisfeita pelo distanciamento do G-4. Tudo pinta um quadro de crise que, mesmo fora de campo, pode interferir no rendimento. E recuperar o bom ambiente passa diretamente por uma vitória nesta quarta-feira às 21h (de Brasília) contra a Ponte Preta. 

Só que atuar fora de casa é o principal problema da campanha gremista. Longe de Porto Alegre, apenas uma vitória foi conquistada no Brasileiro, diante do Atlético-MG em maio. Em números absolutos como visitante, ter superado o Inter no Beira-Rio melhora a campanha, que combinada com mais quatro empates coloca o Tricolor como 11º no geral apenas em jogos longe de seus domínios. Nos últimos cinco compromissos, quatro derrotas e apenas um empate. 
 
Atacar este problema crônico será vital para não deteriorar ainda mais o ambiente. Os problemas internos tornaram-se ainda maiores depois da goleada sofrida na quarta-feira da semana passada, diante do Coritiba. Ainda nos vestiários, Roger Machado chegou para os dirigentes e entregou o cargo para reavaliação. Pediu uma reunião para que se avaliasse o caminho das coisas e, se fosse entendimento do comando, sua demissão acontecesse. Não foi o que ocorreu, já que os dirigentes optaram pela permanência. 
 
Depois da derrota, o diretor de futebol Antonio Dutra Júnior dirigiu-se a um grupo de conselheiros através do Whatsapp e cobrou o vice de futebol Alberto Guerra. Reclamou que o principal responsável pela pasta não voltaria com a delegação. O bate-papo vazou e tornou o clima longe do ideal entre eles. Na mesma reunião, sexta-feira, o presidente Romildo Bolzan Júnior precisou intervir e hoje garante que eles entraram em acordo. 
 
Após a partida desta quarta, o vice de futebol irá se manifestar sobre o ocorrido. A palavra oficial do presidente do clube evita tratar de mudanças na pasta por enquanto. Mas a tendência aponta para a saída de algum dos membros do departamento, independente do resultado. 
 
Para completar, dentro de campo o time também não vem nada bem. Nos últimos sete jogos, apenas uma vitória pelo Brasileiro. A briga que antes era pelo título tornou-se apenas pelo G-4 e mesmo do último na zona de classificação para a próxima Libertadores a distância é considerável: três pontos. 
 
"Temos um jogo importante e sabemos que fora de casa não estamos bem. Precisamos melhorar isso e vamos encarar a partida apenas de olho na vitória", disse o atacante Pedro Rocha. "O resultado é o mais importante. Se vier com um bom jogo, que é nossa característica, melhor. Mas sem dúvida queremos é somar os três pontos", completou. 
 
No fim da preparação, até o clima remou contra o Grêmio. O treinamento que definiria o time não pôde acontecer por conta da chuva. Os campos do Centro de Treinamentos Luiz Carvalho não deram condições a atividade que determinaria o substituto de Douglas, suspenso. Desta forma, o time será conhecido apenas momentos antes da partida. 
 
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X GRÊMIO
Data e hora: 13/09/2016 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Jaílson Macedo de Freitas (BA)
Auxiliares: José Carlos Oliveira dos Santos e Paulo de Tarso Bregalda (ambos da Bahia)
PONTE PRETA: Aranha; Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Wendell, Clayson e Maycon; Willian Pottker e Roger (Rhayner)
Técnico: Eduardo Baptista
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Kannemann, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Pedro Rocha, Miller Bolaños (Lincoln) e Negueba; Luan.
Técnico: Roger Machado