Topo

Cruzeiro confirma acerto com o Palmeiras e troca Mayke por Rafael Marques

Rafael Marques já tem tudo certo para reforçar o Cruzeiro no Brasileirão - Cesar Greco/Fotoarena
Rafael Marques já tem tudo certo para reforçar o Cruzeiro no Brasileirão Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

Enrico Bruno, José Edgar de Matos e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2017 09h59Atualizada em 28/06/2020 18h11

O Cruzeiro confirmou na manhã deste sábado a troca do lateral direito Mayke pelo atacante Rafael Marques. Com tudo confirmado pelos dois clubes, o agora ex-cruzeirense Mayke que vinha atuando como titular, sequer vai ser relacionado para o jogo deste domingo, contra o São Paulo, às 16h, no Mineirão, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

"É uma negociação que já vinha acontecendo há alguns dias. Ela consiste na ida do Mayke, por empréstimo e vamos estender o vínculo dele com o Cruzeiro e deixar uma opção de compra do Palmeiras, e o Rafael Marques vem em definitivo. Ele rescinde contrato com o Palmeiras", explicou o diretor de futebol do Cruzeiro, Klauss Câmara.

Para ceder Mayke, o Cruzeiro renovou o vínculo do lateral por dois anos. O contrato que terminaria em dezembro de 2018 foi estendido até o final de 2020. Como revelou o diretor cruzeirense, o Palmeiras vai ter de pagar um valor determinado caso queira contratar o atleta de forma definitiva. A quantia, no entanto, não foi divulgada pelo Cruzeiro.

Já Rafael Marques, que possuía contrato até o final da temporada, encerrou compromisso com o atual campeão brasileiro para acertar de forma definitiva até o fim de 2018. O atacante chega na terça-feira a Belo Horizonte para assinar o contrato.

"Essa negociação envolveu mais do que o plano técnico e tático, pois o Rafael Marques vai ser um jogador importante para a nossa equipe. O Mayke, pela circunstância, de ser um atleta com potencial, está indo para o Palmeiras e por isso estamos estendo o contrato dele por uma questão de segurança. Caso ele seja destaque, temos uma segurança contratual", completou Klauss Câmara.

A troca de jogadores entre Cruzeiro e Palmeiras não chega a ser uma novidade. Em 2016, a equipe mineira mandou os laterais Fabrício e Fabiano e recebendo o lateral Lucas e o meia Robinho. Passado o Brasileirão do ano passado, Robinho segue na Toca da Raposa e Fabiano, autor do gol do título nacional do Palmeiras, segue na equipe alviverde.

No Cruzeiro, a troca é vista com uma boa oportunidade para os dois jogadores. Por causa da forte concorrência no Palmeiras, Rafael Marques tem atuado muito pouco. O atacante tem apenas uma partida em 2017, na vitória por 2 a 0 o Mirassol. Inclusive, o atacante fez um dos gols palmeirenses.

Já o caso de Mayke, a saída do Cruzeiro não é pela falta de oportunidades. Destaque positivo do Cruzeiro bicampeão brasileiro em 2013 e 2014, o lateral direito caiu de produção na temporada 2015 e não reencontrou mais o bom futebol. Desde então, o jogador passou muito tempo no departamento médico e nas vezes em que esteve em campo, não correspondeu.

No Palmeiras, o lateral direito chega para dar mais uma opção tática a Cuca. Com a suspensão por seis jogos de Felipe Melo na Copa Libertadores e a chegada de Mayke, a ideia é também escalar Jean no meio-campo; apenas Thiago Santos atua na função, já que Arouca deve retornar em apenas três meses.

A eliminação para o Nacional, do Paraguai, na Copa Sul-Americana, é um exemplo. O lateral celeste errou no lance do primeiro gol da equipe adversária. Mayke tem 15 jogos na temporada, já que o titular Ezequiel está machucado. Número que já é superior ao de 2016, quando disputou apenas 13 partidas.