Topo

Defesa do São Paulo vacila e Cruzeiro vence com gol de Ábila

Do UOL, em São Paulo

14/05/2017 17h53

Mais atento, o Cruzeiro aproveitou o vacilo do São Paulo e começou o Campeonato Brasileiro com vitória. Neste domingo, no Mineirão, a Raposa ganhou do Tricolor por 1 a 0, com gol do argentino Ábila, após bobeada da defesa paulista.


As duas equipes entraram em campo pressionadas, por conta das eliminações na Copa Sul-Americana, na última semana. Para complicar ainda mais a situação do São Paulo, a equipe só disputa o nacional até o fim da temporada - os mineiros ainda jogam a Copa do Brasil.


Pela segunda rodada do nacional, o Cruzeiro enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro, no domingo (21), já o São Paulo recebe o Avaí, na segunda-feira (22), no Morumbi. 

Protesto

Cruzeirenses e são-paulinos aderiram ao movimento contra as reformas trabalhistas, que teve início nas partidas de sábado. Eles se manifestaram contra alterações que consideram prejudiciais em termos da Lei Pelé – que regula os vínculos entre atletas e clubes. Em movimento organizado pela Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol), os jogadores foram a campo com uma faixa preta no braço.

Mudanças

Depois dos fracassos na última semana, os treinadores alteraram as suas equipes. Após a eliminação da Copa Sul-Americana diante do modesto Defensa y Justicia, da Argentina, Rogério Ceni escalou o volante Militão, promovido das categorias de base neste mês, e o atacante Marcinho, recém-contratado. Os dois se destacaram de maneira positiva. Já pelo lado do Cruzeiro, que deixou a competição continental em disputa de pênaltis com o Nacional do Paraguai, a novidade ficou por conta do goleiro Fábio. Longe do time por sete meses por causa de lesão no joelho direito, ele só havia disputado uma partida neste ano - contra o Democrata, no Mineiro. 

Equilíbrio

Maicon chutou a bola para fora. O Cruzeiro cobrou rapidamente o lateral com Diogo e o zagueiro são-paulino demorou para recompor a marcação. Alisson cruzou e  Ábila, na área, mandou de canhota para o gol.


Cautela mineira

Com a vantagem no placar, o Cruzeiro recuou um pouco mais. Mano Menezes chegou até a trocar Rafinha por Lucas Silva para administrar melhor o resultado e apostar nos contragolpes. Já o São Paulo passou a pressionar mais o adversário.

Ficha técnica


Cruzeiro x São Paulo

Campeonato Brasileiro - 1ª rodada
Local:
 Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartão amarelo: Rodrigo Caio (São Paulo)
Gol: Ábila aos 2 minutos do 2º tempo

Cruzeiro: Fábio; Lucas Romero (Lennon), Léo, Dedé e Diogo Barbosa; Hudson, Henrique; Arrascaeta, Rafinha (Lucas Silva), Alisson; Ábila (Raniel). Técnico: Mano Menezes
São Paulo: Renan Ribeiro; Militão (Thomaz), Maicon, Rodrigo Caio;  Thiago Mendes, Jucilei, João Schmidt e Júnior Tavares; Cueva (Luiz Araújo) e Marcinho (Gilberto); Lucas Pratto. Técnico: Rogério Ceni