Topo

Atlético-PR: Conselho pressiona, e direção chama reunião para debater Diniz

Conselheiros pedem demissão imediata de Fernando Diniz, que conta com o apoio de Petraglia - RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Conselheiros pedem demissão imediata de Fernando Diniz, que conta com o apoio de Petraglia Imagem: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

14/06/2018 13h30

O presidente do conselho gestor do Atlético Paranaense, Luiz Sallim Emed, convocou reunião de emergência para essa quinta-feira (14) com as mesas diretoras do conselho gestor e do deliberativo – presidido por Mario Celso Petraglia – para debater a manutenção do técnico Fernando Diniz no cargo. Com aproveitamento de 34% no geral e de 25% dos pontos no Brasileirão, o Furacão de Diniz é o vice-lanterna do campeonato e o time que mais perdeu, ao lado do Ceará: sete vezes.

Em manifestações feitas para Sallim Emed, os conselheiros cobraram explicações para a manutenção do técnico no cargo apesar do rendimento abaixo da crítica. As cobranças foram pesadas. O UOL Esporte apurou que o momento político e os resultados de campo colocaram em xeque a Gestão Sallim-Petraglia a ponto de diversos conselheiros cogitarem a destituição da diretoria, não apenas por conta de Diniz, mas também por conta de decisões como o projeto de Torcida Única e da queda do número de sócios no clube.

Conselheiros evocaram os artigos 51 e 58 do Estatuto do clube, que indicam que “O Conselho Deliberativo é o órgão de deliberação, consulta, fiscalização e de decisão, integrado por sócios que preenchem os requisitos estatutários” e que o mesmo pode “empossar e destituir, a qualquer tempo, os membros do Conselho Administrativo, do Conselho Fiscal e da Câmara de Ética e Disciplina.

Sallim Emed então convocou reunião para as 18h desta quinta, na Arena. A convocação deixa claro que o principal assunto na pauta será o futebol. Entretanto, o presidente do conselho deliberativo, Mario Petraglia, não retornou com a delegação do Rio de Janeiro e não tem presença confirmada na reunião.

Rendimento de Diniz repete trajetória no Oeste

Badalado após o vice-campeonato paulista em 2016, o técnico Fernando Diniz amargou uma fase similar no comando do Oeste-SP na mesma temporada, escapando da queda para a Série C na última rodada. O jejum de vitórias e a série de derrotas sofridas agora no Atlético repetem o roteiro daquele ano. Na temporada seguinte, em 2017, Diniz foi rebaixado no Paulistão com o Audax.

Após a derrota para p Botafogo (2 a 0), a quarta seguida e a nona nos últimos 11 jogos, Diniz defendeu a continuidade do trabalho e disse que espera recuperar a equipe durante a pausa para a Copa do Mundo.