Topo

Atlético-PR cita direitos humanos ao defender torcida única e causa revolta

Hugo Pontoni/Divulgação
Imagem: Hugo Pontoni/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/08/2018 19h48

O Atlético-PR publicou uma nota oficial para justificar sua decisão, apoiada pelo Ministério Público e pela PM do Paraná, de não oferecer um espaço reservado para a torcida do Flamengo no jogo de domingo na Arena da Baixada.

No texto, o clube cita a Declaração Universal dos Direitos Humanos para argumentar que não irá criar um “espaço para o confinamento da torcida adversária”. Seu objetivo seria “reparar algo que faz parte do direto fundamental dos seres humanos.”

Em cinco dos últimos seis jogos, o clube não ofereceu um setor específico para a torcida visitante -  a exceção foi o duelo contra o Peñarol, que teve área exclusiva para a torcida uruguaia por determinação da Conmebol. Para a partida contra o Flamengo, só serão permitidos torcedores com camiseta do Atlético. Os flamenguistas que conseguirem entrar no estádio ficarão no meio dos atleticanos. A diretoria argumenta que não criará divisórias nas arquibancadas porque os torcedores rivais deveriam se respeitar.

“O futebol não é uma guerra. É um jogo, é um esporte e aqueles que não puderem conviver pacificamente com o torcedor do outro clube ao seu lado, não pode viver em uma sociedade”, escreveu o Atlético.

A nota causou revolta entre os próprios atleticanos na internet. Muitos argumentam que, como o Flamengo briga pela liderança do Brasileiro, os flamenguistas vão comparecer em grande número e, como não terão um setor específico, poderão entrar em conflito com a maioria atleticana.

“Carta aberta ao Atlético Paranaense”, escreveu um torcedor no Twitter. “Futebol é o mais sublime dos esportes que infelizmente às vezes desvela as paixões mais irracionais, insistir em uma medida que coloca vidas em risco não é vanguarda, é IRRESPONSABILIDADE!”

Ao longo da semana, um movimento espontâneo da torcida da casa passou a orientar os flamenguistas sobre o melhor lugar em que eles poderiam ficar no estádio. A presença de visitantes é garantida por lei, mas não há a obrigatoriedade, de acordo com o MP-PR, de haver setor determinado.

O próprio clube prenunciou a impopularidade da decisão: “Que a sociedade nos julgue por isso. Que os nossos sócios e torcedores nos julguem por essa atitude”, escreveu a diretoria.

Leia a nota do Atlético-PR:

A TORCIDA HUMANA

 Artigo 1° - DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS - 1948

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Com base nesta declaração, que completa 70 anos, o Clube Atlético Paranaense, o Ministério Público do Paraná e a Polícia Militar, implementaram uma nova maneira de encarar o público presente em um evento como um jogo de futebol.

No estádio do Atlético Paranaense, não há espaço para o confinamento da torcida adversária. Nossa Arena foi construída com as normas da FIFA para sede dos jogos da Copa do Mundo.

Estamos tentando reparar algo que faz parte do direto fundamental dos seres humanos.

Não estamos fazendo nada de novo.

Estamos, sim, trazendo de volta o que é certo e correto.

O futebol não é uma guerra. É um jogo, é um esporte e aqueles que não puderem conviver pacificamente com o torcedor do outro clube ao seu lado, não pode viver em uma sociedade.

Vivemos em um país de exceções que viram regras, que o errado passa a ser certo, que a mentira passa a ser verdade.

Já está mais do que na hora de um basta.

Os jogos do Atlético Paranaense nunca serão de torcida única, serão sempre jogos de uma torcida humana, pacífica e ordeira que torce e vibra com seu time, sem precisar desrespeitar o seu adversário, ou muito mais do que isso, sem desrespeitar seu vizinho de cadeira que por ventura esteja torcendo pelo time adversário.

Defender o errado e defender o espaço confinado da torcida adversário é fácil.

Difícil é entender que se alguém não iniciar uma mudança para o lado certo, esse caminho nunca será trilhado.

Estamos dando o primeiro passo. Sabemos que por enquanto estamos pouco acompanhados.

Mas também sabemos que para uma mudança de cultura é preciso caminhar.

Que a sociedade nos julgue por isso.

Que os nossos sócios e torcedores nos julguem por essa atitude.

Porém, como são características dessa instituição chamada Clube Atlético Paranaense: somos inovadores, rebeldes com situações erradas, ambicionamos um futebol melhor para o Brasil e temos um grande entusiasmo que todos aqueles que querem um país melhor e um futebol melhor, estarão conosco.

Não queremos um estádio com torcida única, queremos um estádio com TORCIDA que sabe respeitar os direitos do próximo.

Nunca seremos menos vibrantes pelas nossas cores, mas sempre seremos seres humanos que respeitam seu semelhante, NÃO IMPORTA A COR, SEXO, IDADE, RELIGIÃO OU TIME QUE TORCE.

Vamos todos juntos por amor ao Furacão!

Clube Atlético Paranaense